...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias / São Paulo promove ações para prevenir queda de idosos

São Paulo promove ações para prevenir queda de idosos

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Evento é gratuito e será realizado em diversos centros esportivos


Pub­li­ca­do em 25/06/2023 — 17:58 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil  — São Paulo

ouvir:

A prefeitu­ra de São Paulo ini­cia nes­ta segun­da-feira (26) a Sem­ana de Pre­venção de Quedas de idosos. O even­to, que ocorre até o dia 30, pre­tende chamar atenção para a importân­cia da ativi­dade físi­ca para essa parcela da pop­u­lação.

A Sec­re­taria de Esportes e Laz­er do municí­pio desta­ca que, com o envel­hec­i­men­to, aumen­tam os riscos de que­da de idosos dev­i­do a fatores como a diminuição da força mus­cu­lar, alter­ações no equi­líbrio e na coor­de­nação moto­ra, bem como a pre­sença de doenças crôni­cas.

“Nesse sen­ti­do, a ativi­dade físi­ca desem­pen­ha um papel cru­cial na pre­venção dess­es aci­dentes, for­t­ale­cen­do o cor­po, mel­ho­ran­do a mobil­i­dade e a esta­bil­i­dade, e aumen­tan­do a con­fi­ança dos idosos em suas habil­i­dades físi­cas”, desta­ca a pas­ta.

Durante a Sem­ana de Pre­venção, ocor­rerão diver­sas ativi­dades, como palestras com espe­cial­is­tas na área da saúde, que tratarão de estraté­gias de pre­venção, exer­cí­cios especí­fi­cos e adap­tação do ambi­ente domi­cil­iar para evi­tar aci­dentes.

O even­to é aber­to a todas as faixas etárias, com par­tic­i­pação gra­tui­ta. É necessário, no entan­to, faz­er inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/P8fjbgTMg5fDdtaj8

As ativi­dades ocor­rerão no Cen­tro Esporti­vo São Mateus, no Cen­tro Olímpi­co de Treina­men­to e Pesquisa da Vila Clementi­no, no Cen­tro Esporti­vo Ipi­ran­ga, e no Cen­tro Esporti­vo San­to Amaro.

Medidas simples

O Insti­tu­to Nacional de Trau­ma­tolo­gia e Orto­pe­dia (Into) aler­ta que as maio­r­ia dos aci­dentes com idosos e que resul­tam e quedas ocorre den­tro de casa, por causa de pisos escor­re­ga­dios, tapetes, obje­tos deix­a­dos no chão e a baixa ilu­mi­nação. Nas ruas, os prin­ci­pais obstácu­los para os idosos são calçadas com desníveis, bura­cos e até mes­mo as difi­cul­dades no aces­so aos degraus dos trans­portes públi­cos.

Medi­das sim­ples podem aju­dar a evi­tar as quedas den­tro e fora de casa, como a reti­ra­da dos tapetes, a insta­lação de bar­ras de segu­rança nos ban­heiros e o uso de calça­dos anti­der­ra­pantes.

Cin­co regiões do cor­po humano são as mais afe­tadas pela que­da: o fêmur, a bacia, a col­u­na lom­bar, o pun­ho e o ombro.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Jornalista da TV Brasil Luciana Barreto é finalista do Prêmio Jabuti

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Tema do livro é o ódio nas redes sociais Publicado …