...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Meio Ambiente / São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

Repro­du­ção: © Arquivo/Fernando Frazão/Agência Bra­sil

Objetivo é estimular diálogo sobre relações com o meio ambiente


Publi­ca­do em 27/05/2022 — 06:02 Por Flá­via Albu­quer­que — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

A par­tir de hoje (27), o Par­que Vil­la Lobos, na zona oes­te da capi­tal pau­lis­ta, rece­be a pri­mei­ra edi­ção da Bie­nal do Lixo de São Pau­lo, pro­je­to cul­tu­ral que reú­ne obras de arte fei­tas a par­tir de mate­ri­al de des­car­te, inter­ven­ções artís­ti­cas, ofi­ci­nas, mos­tra de cine­ma, pales­tras e pai­néis sobre o tema. O even­to pros­se­gue até o dia 5 de junho, com o obje­ti­vo de esti­mu­lar o diá­lo­go sobre as rela­ções do homem com o meio ambi­en­te. A cerimô­nia de aber­tu­ra ocor­reu na noi­te de ontem (26).

Orga­ni­za­do pela Secre­ta­ria Espe­ci­al de Cul­tu­ra do Minis­té­rio do Turis­mo, em par­ce­ria com as agên­ci­as cul­tu­rais La Mela e Usi­na, a Bie­nal do Lixo ocu­pa­rá área de 3 mil metros qua­dra­dos no par­que Vil­la Lobos, onde esta­rão ins­ta­la­das as obras dos artis­tas, que repre­sen­tam exem­plos de trans­for­ma­ção. Na mes­ma área have­rá seis cúpu­las explo­ran­do o tema sob dife­ren­tes pon­tos de vis­ta. Entre os artis­tas par­ti­ci­pan­tes estão Bor­da­lo II, Ca Cau, Jota Aze­ve­do, Car­mem Sei­bert, Jor­ge Solya­no, Rafa­el Zaca, Val­ter Nu, Leo Piló, Afon­so Cam­pos, Ubi­ra­tan Fer­nan­des e Luê Andra­de.

Nas ofi­ci­nas artís­ti­cas e pai­néis, as empre­sas e orga­ni­za­ções mos­tra­rão suas ações, pro­ces­sos e mode­los de negó­cio para redu­zir o impac­to ambi­en­tal. A Mos­tra de Cine­ma, que acon­te­ce na Bibli­o­te­ca Par­que Vil­la Lobos, exi­bi­rá fil­mes sobre arte, meio ambi­en­te e sus­ten­ta­bi­li­da­de. Já os Pai­néis de Diá­lo­gos abor­da­rão temas como logís­ti­ca rever­sa, eco­no­mia cir­cu­lar, con­su­mo cons­ci­en­te, edu­ca­ção ambi­en­tal, ener­gi­as reno­vá­veis, ges­tão de resí­du­os, além de assun­tos que pos­sam cola­bo­rar com a polí­ti­ca ambi­en­tal do país.

Ao mes­mo tem­po, como par­te da pro­gra­ma­ção da Bie­nal, será rea­li­za­da de 1º a 3 de junho, das 10h às 17h30, o 13º Fórum Inter­na­ci­o­nal de Resí­du­os Sóli­dos, na bibli­o­te­ca do par­que. Pela pri­mei­ra vez em São Pau­lo, o encon­tro abran­ge­rá dis­cus­sões des­de estu­dos aca­dê­mi­cos até  visões gover­na­men­tais e empre­sa­ri­ais sobre o tema.

A dire­to­ra exe­cu­ti­va da Bie­nal do Lixo, Rita Reis, res­sal­tou que a pro­pos­ta é pro­mo­ver novos olha­res e abor­da­gens sobre os desa­fi­os para a pre­ser­va­ção ambi­en­tal por meio da arte e cul­tu­ra, ampli­an­do o diá­lo­go com a soci­e­da­de e todos os seto­res. “Acre­di­ta­mos que a arte tem o poder de cau­sar impac­to nas pes­so­as, pro­mo­ver a refle­xão, levar a uma trans­for­ma­ção ínti­ma e a mudan­ças de hábi­to que atin­gem dire­ta­men­te o meio ambi­en­te. Tam­bém acre­di­ta­mos que a res­pon­sa­bi­li­da­de com o lixo e o meio ambi­en­te é com­par­ti­lha­da entre poder públi­co, soci­e­da­de e empre­sas.”

A artis­ta plás­ti­ca Car­mem Sei­bert vai par­ti­ci­par com obras fei­tas com gar­ra­fas de vidro fun­di­do, ins­pi­ra­ção que sur­giu após um aci­den­te de car­ro e cujo obje­ti­vo é cha­mar a aten­ção para o con­su­mo de álco­ol e os ris­cos de aci­den­tes de trân­si­to, além de mos­trar que é pos­sí­vel fazer qual­quer arte com as gar­ra­fas. Para ela, a Bie­nal do Lixo é uma for­ma de mos­trar às pes­so­as o valor do mate­ri­al que é des­car­ta­do.

“A gar­ra­fa de vidro é o mate­ri­al que tem a pior cota­ção no mer­ca­do dos reci­clá­veis e, com o meu tra­ba­lho, pos­so mos­trar que é pos­sí­vel fazer qual­quer coi­sa com as gar­ra­fas de vidro. É pos­sí­vel fazer biju­te­ri­as, mosai­co. Des­sa for­ma, estou dan­do minha con­tri­bui­ção como artis­ta por­que as pes­so­as ficam mara­vi­lha­das com o que se con­se­gue fazer”.

A Bie­nal do Lixo fun­ci­o­na das 10h às 18h, com todas as ati­vi­da­des aber­tas ao públi­co e gra­tui­tas, além de medi­das de aces­si­bi­li­da­de. Para ver a pro­gra­ma­ção com­ple­ta bas­ta aces­sar o site do even­to.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 21/02/2024 – Professor João Candido Portinari é a convidado do programa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - `DR com Demori.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

DR com Demori recebe nesta terça-feira João Candido Portinari

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil Professor e escritor é filho do artista plástico Candido Portinari …