...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / São Paulo se aproxima de 300 mil casos confirmados de dengue

São Paulo se aproxima de 300 mil casos confirmados de dengue

Estado tem 273 mortes desde o início do ano

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/03/2025 — 15:31
São Paulo
São Paulo (SP), 30/03/2023 - Agentes de vigilância em saúde fiscalizam e orientam moradores sobre focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Perdizes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

esta­do de São Paulo está se aprox­i­man­do dos 300 mil casos con­fir­ma­dos de dengue des­de o iní­cio do ano. Segun­do o Núcleo de Infor­mações Estratég­i­cas em Saúde, o esta­do já reg­istrou 296.143 casos con­fir­ma­dos até esta sex­ta-feira (21).

Den­tre os infec­ta­dos, 273 foram a óbito e 545 desen­volver­am dengue grave. Ain­da há 465 óbitos em inves­ti­gação.

Na últi­ma sem­ana, ini­ci­a­da no domin­go (16), a trans­mis­são de dengue diminuiu bas­tante no esta­do: foram 3.224 casos con­fir­ma­dos – a menor quan­ti­dade para uma sem­ana des­de o iní­cio do ano – e nen­hum óbito.

Na sem­ana ante­ri­or, de 9 a 15 de março, foram 18.586 casos con­fir­ma­dos e dois óbitos. A sem­ana com o maior reg­istro de casos foi de 9 a 15 de fevereiro, com 32.080 casos con­fir­ma­dos e 24 óbitos.

região paulista com maior número de óbitos é a de São José do Rio Pre­to, com 86, segui­da por Ribeirão Pre­to, com 34; e Camp­inas, tam­bém com 34 mortes.

Já a região com maior incidên­cia de infec­ta­dos, a cada 100 mil habi­tantes, é a de São José do Rio Pre­to (4,4 mil), segui­da de Araçatu­ba (3,2 mil) e Araraquara (2,3 mil).

Neste sába­do (22), o gov­er­no de São Paulo ini­ciou uma ação que pre­tende com­bat­er a desin­for­mação e con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre a doença. Até o próx­i­mo dia 31 de março, das 10h às 16h, uma cab­ine inter­a­ti­va será insta­l­a­da em cin­co comu­nidades da cap­i­tal paulista: Heliópo­lis, São João, Can­tinho do Céu, Paraisópo­lis e Jardim Planal­to.

A ação tem o obje­ti­vo de esclare­cer dúvi­das sobre sin­tomas, trata­men­to e vaci­nação ofer­e­ci­da pelo Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), além de com­bat­er fake news rela­cionadas à doença.

» Os principais sintomas da dengue são:

  • febre alta
  • dor atrás dos olhos
  • dores no cor­po, mús­cu­los e artic­u­lações
  • man­chas aver­mel­hadas na pele e coceira
  • náuse­as
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …