...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Esportes / São Paulo segura o Fla e conquista título inédito da Copa do Brasil

São Paulo segura o Fla e conquista título inédito da Copa do Brasil

Repro­dução: © Wes­ley Santos/São Paulo FC/Divulgação

Empate de 1 a 1 foi suficiente para a conquista


Pub­li­ca­do em 25/09/2023 — 06:35 Por Igor San­tos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Com algu­ma dose de sofri­men­to, diante de mais de 62 mil pagantes no Morumbi, o São Paulo empa­tou com o Fla­men­go por 1 a 1 neste domin­go (24) e, pela primeira vez em 93 anos de história, sagrou-se campeão da Copa do Brasil. O tri­col­or, campeão de prati­ca­mente tudo que havia dis­puta­do (Paulista, Brasileiro, Lib­er­ta­dores, Mundi­al, entre out­ros torneios) ago­ra garante vaga na Lib­er­ta­dores da Améri­ca de 2024. No due­lo de vol­ta, após vitória do São Paulo na ida por 1 a 0, Bruno Hen­rique abriu o placar para o Fla­men­go e Rodri­go Nestor igualou para os donos da casa, o que acabou se tor­nan­do o gol do títu­lo. Os gols dois gols foram mar­ca­dos na reta final do primeiro tem­po.

Toma­dos pela ansiedade e otimis­mo pelo títu­lo que se aprox­i­ma­va, os torce­dores são-pauli­nos encher­am o está­dio e fiz­er­am grande fes­ta antes de a bola rolar. Quan­do o jogo começou, o Fla­men­go não demor­ou para assus­tar. Já no primeiro min­u­to, Pedro foi lança­do pela esquer­da, mas foi blo­quea­do pelo goleiro Rafael na hora da final­iza­ção.

Tam­bém no iní­cio, o zagueiro Arbole­da sen­tiu dores na coxa esquer­da e acabou sub­sti­tuí­do por Diego Cos­ta. O começo tur­bu­len­to para o São Paulo foi acom­pan­hado de um Fla­men­go mais inci­si­vo, que pre­cisa­va da vitória de qual­quer for­ma.

Lucas, com belo voleio, teve boa chance pelo São Paulo. No entan­to, na reta final da primeira eta­pa, as coisas ficaram mais movi­men­tadas. Aos 43, Pul­gar rece­beu na dire­i­ta e chutou cruza­do. O goleiro Rafael desvi­ou de leve, a bola bateu na trave e foi empurra­da para as redes por Bruno Hen­rique, aten­to ao rebote.

No entan­to, o time de Sam­paoli mal teve tem­po para comem­o­rar a van­tagem. Nos acrésci­mos, Welling­ton levan­tou na área, Rossi afas­tou de soco para a entra­da da área e Rodri­go Nestor, de primeira, chutou forte para empatar.

Segunda etapa

No segun­do tem­po, mais 45 min­u­tos até a definição do campeão, as pos­turas dos dois times ficaram ain­da mais claras. O São Paulo bus­can­do se defend­er e explo­rar os con­tra-ataques e o Fla­men­go ten­tan­do o gol a todo cus­to.

Aos oito, Ger­son fez boa joga­da e chutou. O desvio em Beral­do impediu que a bola encon­trasse o des­ti­no do gol, que pare­cia cer­to. Aos 22, Arras­cae­ta cru­zou na área e Léo Pereira final­i­zou para fora.

O Fla seguiu pres­sio­n­an­do e perdeu out­ra boa chance com Arras­cae­ta. O São Paulo não con­seguia encaixar um con­tra-golpe, mas em rara investi­da de suces­so, Lucas deixou Luciano (que entrara pouco antes) na cara do gol. Acos­sa­do por Ayr­ton Lucas, ele chutou para fora.

Nos min­u­tos finais, já no deses­pero, o Fla­men­go des­perdiçou mais duas grandes chances. Primeiro, Pul­gar, livre quase na peque­na área, chutou por cima após joga­da pela dire­i­ta. Depois, Ayr­ton Lucas con­duz­iu até o meio da área e chutou de dire­i­ta. Rafael caiu no can­to dire­ito para segu­rar.

O empate — e o títu­lo — foram con­fir­ma­dos após dez min­u­tos de acrésci­mo, segun­dos após a expul­são do uruguaio Gabriel Neves. A tor­ci­da explodiu de ale­gria e o téc­ni­co Dori­val Júnior, demi­ti­do mes­mo após ser campeão da mes­ma com­petição (além da Lib­er­ta­dores) pelo Fla­men­go no ano pas­sa­do, se divid­iu entre comem­o­rar a con­quista e con­so­lar os ex-coman­da­dos.

O São Paulo, que viveu perío­do pouco vito­rioso des­de o últi­mo títu­lo brasileiro em 2008 (venceu a Sul-Amer­i­cana em 2012 e o Paulista em 2021), pôde enfim comem­o­rar a fal­ta desse item em sua lista de con­quis­tas. A tem­po­ra­da já está mar­ca­da na história do clube.

O Fla­men­go encara a pos­si­bil­i­dade conc­re­ta de ter­mi­nar o ano sem títu­los. Em 2023, mes­mo par­tic­i­pan­do de Mundi­al de Clubes, Super­co­pa do Brasil, Reco­pa Sul-Amer­i­cana, Campe­ona­to Car­i­o­ca, Copa do Brasil e Lib­er­ta­dores da Améri­ca, o time ain­da não sabe o que é ser campeão. Res­ta ain­da o Campe­ona­to Brasileiro, no qual figu­ra na séti­ma posição, 11 pon­tos atrás do líder Botafo­go, restando 14 rodadas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas Bruno de Fre­itas Moura — …