...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / São Paulo tem alerta para chuvas fortes até o próximo domingo

São Paulo tem alerta para chuvas fortes até o próximo domingo

Há risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos em várias regiões

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/01/2025 — 20:52
São Paulo
Ver­são em áudio
São Paulo (SP) 24/01/2025 - Forte chuva causa alagamentos e congestiona o trânsito e pontos de ônibus ficam lotados na Avenida Matarazzo em São Paulo. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A  Defe­sa Civ­il do esta­do de São Paulo emi­tiu aler­ta nes­ta terça-feira (28) para alaga­men­tos, enchentes e desliza­men­tos m diver­sas regiões do esta­do por causa de chu­vas fortes até o próx­i­mo domin­go. De acor­do com a pre­visão, as áreas mais afe­tadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraí­ba, o litoral paulista e regiões do inte­ri­or, onde já foram reg­istra­dos impactos como enchentes e desliza­men­tos.

As chu­vas se deve à aprox­i­mação da Zona de Con­vergên­cia do Atlân­ti­co Sul, que começa a atu­ar no esta­do nes­ta quar­ta-feira (29). Com isso, o gabi­nete de crise volta­do para as chu­vas fun­cionará con­tin­u­a­mente até domin­go.

Alagamentos

O esta­do teve nova­mente reg­istros de chu­vas inten­sas no começo da tarde de des­ta terça–feira, com destaque para as regiões de Bra­gança Paulista e Soro­ca­ba e para o norte da região met­ro­pol­i­tana da cap­i­tal, em cidades como Fran­co da Rocha, Fran­cis­co Mora­to e Guarul­hos. Hou­ve reg­istro de alaga­men­tos.

Em Soro­ca­ba hou­ve reg­istro de 70 milímet­ros (mm) de chu­vas em 3 horas, o que motivou o uso da fer­ra­men­ta Cell­Broad­cast, de aler­ta para celu­lares em regiões afe­tadas por cli­ma extremo.

Na cap­i­tal paulista hou­ve trans­bor­da­men­to do Rio Verde, em Ita­que­ra, zona leste. A região esteve em esta­do de atenção por duas horas, até as 15h35. Os maiores índices de pre­cip­i­tação foram entre 37mm e 41mm, afe­tan­do as zonas norte e leste da cidade.

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia esten­deu aler­ta para chu­vas inten­sas em todo o cen­tro-oeste e sud­este, além de tre­chos do nordeste e norte do país. Menos inten­so que o avi­so em voga até hoje, desta­ca risco de “Chu­va entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ven­tos inten­sos (40–60 km/h). Baixo risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e de descar­gas elétri­c­as”.

Capacitação

O Min­istério das cidades lançou nes­ta sem­ana edi­tal de cur­so de for­mação e mul­ti­pli­cação volta­do para municí­pios com mais de 100 mil habi­tantes, con­sid­er­a­dos vul­neráveis ao cli­ma extremo. O cur­so, Urgên­cia Climáti­ca — Imple­men­tan­do soluções em Ter­ritórios Urbanos Vul­neráveis, tem inscrições aber­tas até 14 de fevereiro e será min­istra­do entre abril e jun­ho deste ano.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …