...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / São Paulo tem o mês de junho mais seco em 29 anos

São Paulo tem o mês de junho mais seco em 29 anos

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Secura deve permanecer durante os próximos 15 dias


Publicado em 20/06/2024 — 12:02 Por Leandro Martins — da Rádio Nacional São Paulo — São Paulo

ouvir:

Com menos de um milímetro de chu­va em jun­ho, Sãop Paulo tem tem­po seco há 22 dias. Esse número sig­nifi­ca meio por cen­to da média de chu­va pre­vista para o mês, que é de quase 50 milímet­ros. A infor­mação é do CGE — Cen­tro de Geren­ci­a­men­to do Cli­ma — que ini­ciou as medições em 1995.

Para com­plicar, os mete­o­rol­o­gis­tas apon­tam que a secu­ra ain­da vai con­tin­uar atingin­do a cidade. É que uma mas­sa de ar seco per­manece esta­ciona­da sobre boa parte da região cen­tral do Brasil. Essa condição inibe a for­mação de nuvens.

De acor­do com pre­visão do Cli­matem­po, o tem­po seco deve per­manecer nos próx­i­mos 15 dias, com máx­i­mas que devem chegar a 31 graus na próx­i­ma segun­da-feira (24).

Cuidados com a saúde

Por causa da baixa umi­dade rel­a­ti­va do ar, que vai vari­ar de 20% a 30%, o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) pub­li­cou um aler­ta: o tem­po seco pode provo­car prob­le­mas de saúde como gar­gan­ta irri­ta­da, san­gra­men­to nasal, doenças res­pi­ratórias, como rinite, asma, dor de cabeça, sen­sação de areia nos olhos e pele resseca­da.

Para ess­es perío­dos, é recomen­da­do que se evite exer­cí­cios físi­cos e tra­bal­hos ao ar livre entre 10h e 16h; umid­i­ficar o ambi­ente com vapor­izantes, toal­has mol­hadas e recip­i­entes com água. Tam­bém deve-se per­manecer em locais pro­te­gi­dos do Sol, sem­pre que pos­sív­el; e beber bas­tante água.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …