...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Noticias / São Paulo tem tarde de tempo nublado e abafado

São Paulo tem tarde de tempo nublado e abafado

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Temperatura máxima deve chegar aos 28ºC


Pub­li­ca­do em 02/01/2024 — 15:31 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A tarde des­ta terça-feira (2) começou com céu nubla­do, aber­tu­ra de sol e sen­sação de tem­po abafa­do em São Paulo. Segun­do as estações mete­o­rológ­i­cas automáti­cas do Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias (CGE) da prefeitu­ra, a tem­per­atu­ra máx­i­ma média chega aos 28ºCelsius © e os menores índices de umi­dade rel­a­ti­va do ar se aprox­i­mam de 50%. Entre o meio e o fim da tarde, a entra­da da brisa marí­ti­ma favorece a for­mação de insta­bil­i­dades que provo­cam chu­vas iso­ladas, ráp­i­das e de fra­ca inten­si­dade. 

Para mete­o­rol­o­gis­tas do CGE, a quar­ta-feira (3) começa com sol, vari­ação de nuvens e tem­per­atu­ra em ele­vação, poden­do ter for­mação de áreas de insta­bil­i­dade que provo­cam chu­va em for­ma de pan­cadas com inten­si­dade mod­er­a­da a forte entre o meio da tarde e o perío­do da noite.

Há poten­cial para rajadas de ven­to, descar­gas elétri­c­as e for­mação de alaga­men­tos. A tem­per­atu­ra mín­i­ma será de 20ºC e máx­i­ma de 30ºC.

Na quin­ta-feira (4), a sen­sação será de tem­po abafa­do, com a tem­per­atu­ra entre 20ºC ao aman­hecer e 28ºC no iní­cio da tarde. Tam­bém haverá for­mação de nuvens car­regadas com poten­cial de chu­va em for­ma de pan­cadas que podem provo­car alaga­men­tos.

Hidratação para idosos

O aumen­to das tem­per­at­uras pode causar desidratação e, no caso dos idosos, a fal­ta da ingestão de água pode provo­car um quadro de con­fusão men­tal, agi­tação e pros­tração, com risco de ton­tu­ra, ocor­rên­cia de quedas e efeitos na pele, como uma maior flacidez ou aparên­cia resseca­da, e nas mucosas, que tam­bém resse­cam e podem ficar desco­radas.

A prefeitu­ra aler­ta para que — ao iden­ti­ficar qual­quer sinal ou sin­toma de desidratação — o idoso ou o respon­sáv­el pro­cure uma Unidade de Pron­to Atendi­men­to (UPA), Assistên­cia Médi­ca Ambu­la­to­r­i­al (AMA), Unidade Bási­cas de Saúde (UBS) para faz­er uma avali­ação. Caso seja necessário, o idoso será rei­drata­do por via venosa. Se não for pre­ciso, será ori­en­ta­do a faz­er hidratação em casa.

“Para pre­venir, é impor­tante estim­u­lar o con­sumo de líqui­dos, prin­ci­pal­mente de água. Para idosos que vivem com out­ras pes­soas, é fun­da­men­tal que esse con­sumo seja super­vi­sion­a­do. Em out­ros casos, é pre­ciso que o idoso siga ori­en­tações da equipe de saúde que o acom­pan­ha e não deixe de beber água”, ori­en­ta a prefeitu­ra.

Para evi­tar a desidratação tam­bém é indi­ca­do o uso de roupas leves e fres­cas, em teci­dos claros, evi­tar a exposição ao sol em horários de pico (10h às 16h), usar pro­te­tor solar, estim­u­lar que os exer­cí­cios físi­cos sejam feitos ao final da tarde ou iní­cio da man­hã e man­ter os ambi­entes ven­ti­la­dos.

“Nos dias com baixa umi­dade no ar é indi­ca­do o uso de algum tipo de umid­i­fi­cador. Tam­bém é impor­tante man­ter uma ali­men­tação equi­li­bra­da, com refeições leves e bal­anceadas, ric­as em fru­tas e veg­e­tais com alto teor de água, evi­tan­do refeições pesadas e quentes que pos­sam aumen­tar o descon­for­to tér­mi­co”, final­iza a prefeitu­ra.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

 

 

Você pode Gostar de:

Projeto que concede anistia a golpistas do 8/1 avança na Câmara

Repro­dução: © Lula Marques/ Agên­cia Brasil Relator deu parecer favorável, mas discussão foi adiada Publicado …