...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / São Paulo terá fanfest para celebrar os Jogos Olímpicos de Paris

São Paulo terá fanfest para celebrar os Jogos Olímpicos de Paris

Repro­dução: © Divul­gação

Programação acontece a partir de 20 de julho, no Parque Villa-Lobos


Publicado em 15/06/2024 — 11:25 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpi­cos, uma fan­fest ofi­cial vai ocor­rer fora da cidade-sede. A par­tir do dia 20 de jul­ho, o Par­que Vil­la-Lobos, na cap­i­tal paulista, vai pro­mover uma pro­gra­mação volta­da para a Olimpía­da de Paris, que acon­tece entre os dias 26 de jul­ho e 11 de agos­to na cap­i­tal france­sa.

Chama­da de Fes­ti­val Olímpi­co Par­que Time Brasil, a fan­fest vai acom­pan­har ao vivo o desem­pen­ho das del­e­gações brasileiras em Paris por meio de mega telões que serão insta­l­a­dos no par­que. A pro­gra­mação tam­bém con­tará com inter­ação com atle­tas e ex-atle­tas, megashows e uma área gas­tronômi­ca.

“O que a gente pre­tende é que as pes­soas con­heçam e vejam mais de per­to os esportes e modal­i­dades esporti­vas e não só aque­las que os brasileiros estão mais acos­tu­ma­dos a ver, como vôlei, bas­quete e natação”, disse Cami­la Bahia, head de esportes e músi­ca nacional da DC Set Group e que lid­era o pro­je­to Par­que Time Brasil, em entre­vista à Agên­cia Brasil.

A fan­fest terá iní­cio no dia 20 de jul­ho, seis dias antes da cer­imô­nia de aber­tu­ra da Olimpía­da, fun­cio­nan­do como “um esquen­ta” para os jogos.

“Vamos traz­er para den­tro do Par­que Vil­la-Lobos uma exper­iên­cia de Olimpía­da. Vamos seguir um sto­ry­telling, con­tan­do a história do que será abor­da­do em Paris 2024. Pela primeira vez em uma Olimpía­da, a aber­tu­ra não será real­iza­da den­tro de um está­dio ou giná­sio, mas em um lugar aber­to. Pela primeira vez, a mara­tona tam­bém vai acon­te­cer em um for­ma­to aber­to à pop­u­lação [com pos­si­bil­i­dade de par­tic­i­pação de atle­tas amadores]. Esse é um ano de mui­ta ino­vação. Além dis­so, Paris vai falar muito de igual­dade de gênero, igua­lan­do o número de atle­tas mas­culi­nos e fem­i­ni­nos, e tam­bém abor­dan­do a diver­si­dade, inclusão e democ­ra­cia. Den­tro desse con­tex­to, vamos traz­er a fan­fest para den­tro de um par­que, uma área aber­ta”, expli­cou Cami­la Bahia.

Fanfest

Uma das áreas da fan­fest será a Are­na Time Brasil, que vai con­cen­trar as ativi­dades. Nesse espaço o públi­co poderá acom­pan­har a Olimpía­da por meio dos telões e onde acon­te­cerão os megashows e o espaço gas­tronômi­co. A Are­na tam­bém será o pal­co dos atle­tas, sejam eles medal­his­tas ou não. Ao retornarem de Paris, este será o primeiro lugar a rece­bê-los. “Nes­sa are­na, vamos ter ati­vações de patroci­nadores, mas nos­so per­son­agem prin­ci­pal serão os mega telões. Ter­e­mos ao todo seis telões e as pes­soas vão poder assi­s­tir a todas essas com­petições”, falou Cami­la.

A fan­fest tam­bém con­tará com clíni­cas esporti­vas, que pre­tende uti­lizar e deixar como lega­do a estru­tu­ra e quadras do par­que revi­tal­izadas para práti­cas esporti­vas. “Vamos ter clíni­cas esporti­vas, que esta­mos real­izan­do em parce­ria e com pro­je­tos de ex-atle­tas olímpi­cos. Elas serão como ofic­i­nas, aulas que serão gra­tu­itas, para todas as idades, de diver­sas modal­i­dades, ocu­pan­do os equipa­men­tos do par­que”.

Já o Fes­ti­val Cul­tur­al das Nações será um encon­tro de músi­cas, esti­los e danças de diver­sos país­es e con­tará com per­for­mances circens­es, teatrais e musi­cais.

O fes­ti­val é uma ini­cia­ti­va do Comitê Olímpi­co Brasileiro (COB), em parce­ria com o DC Set Group e a Agên­cia Depon­to e será real­iza­do até o dia 11 de agos­to. “A ideia é a gente deixar um lega­do, não só para a cidade de São Paulo, mas tam­bém para as futuras ger­ações, fazen­do com que a gente con­si­ga expandir o nos­so olhar para o esporte”, disse Cami­la.

A entra­da será gra­tui­ta para clíni­cas esporti­vas durante todos os dias e para a Are­na Time Brasil das terças às sex­tas-feiras. Aos finais de sem­ana, quan­do dev­erão ocor­rer shows musi­cais, haverá cobrança de ingres­sos. Mais infor­mações sobre o even­to podem ser obti­das no site do even­to.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …