...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Eleições 2022 / São Paulo terá passe livre no dia de eleição

São Paulo terá passe livre no dia de eleição

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Mais quatro cidades da região metropolitana também terão benefício


Pub­li­ca­do em 24/10/2022 — 19:29 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

A cidade de São Paulo terá gra­tu­idade nos ônibus de trans­porte públi­co munic­i­pal neste domin­go (2) de eleições, quan­do ocorre o segun­do turno do pleito. O trans­porte será gra­tu­ito em qual­quer lin­ha das 6h às 20h. Os pas­sageiros vão embar­car pela por­ta tra­seira. Além da cap­i­tal, qua­tro cidades da Grande São Paulo tam­bém vão garan­tir passe livre para os eleitores.

O prefeito Ricar­do Nunes disse estar “con­vic­to” de que o trans­porte não influ­en­ciou no índice de abstenção no primeiro turno, mas que decid­iu tomar essa medi­da “como sinal­iza­ção da prefeitu­ra para for­t­ale­cer a democ­ra­cia e facil­i­tar o deslo­ca­men­to dos eleitores”, disse. Segun­do ele, as estatís­ti­cas mostraram que as maiores abstenções foram nas regiões cen­trais da cidade, por motivos diver­sos.

A ini­cia­ti­va tem como base a decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) que liber­ou o trans­porte públi­co gra­tu­ito no segun­do turno das eleições. A decisão per­mite que os prefeitos que adotarem a medi­da não sejam respon­s­abi­liza­dos por impro­bidade admin­is­tra­ti­va ou crime eleitoral.

Grande São Paulo

Em Diade­ma, o trans­porte públi­co munic­i­pal será gra­tu­ito, assim como ocor­reu no primeiro turno na cidade. O Decre­to Munic­i­pal 8.196, que foi pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial antes do primeiro turno, já pre­via que o bene­fí­cio seria esten­di­do caso hou­vesse uma segun­da votação. Ao todo, estarão em oper­ação 19 lin­has e 75 ônibus disponi­bi­liza­dos pela con­ces­sionária Suzan­tur.

O passe livre tam­bém está garan­ti­do em Osas­co. “Além da gra­tu­idade do trans­porte, as con­ces­sionárias vão reforçar a fro­ta, a pedi­do da CMTO [Com­pan­hia Munic­i­pal de Trans­portes de Osas­co] para facil­i­tar o aces­so do munícipe às urnas”, infor­mou a admin­is­tração munic­i­pal.

Em Rio Grande da Ser­ra e em Ribeirão Pires, a tar­i­fa zero no trans­porte cole­ti­vo munic­i­pal já é ado­ta­da para domin­gos e feri­ados, o que irá se repe­tir no domin­go de eleição.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …