...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Saúde detalha logística de distribuição de vacinas contra covid-19

Saúde detalha logística de distribuição de vacinas contra covid-19

Vials containing CoronaVac, Sinovac's vaccine against the coronavirus disease (COVID-19), are seen at Butantan biomedical production center in Sao Paulo, Brazil January 22, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli
Repro­du­ção: © REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reser­va­dos

Ministério postou detalhes do funcionamento nas redes sociais


Publi­ca­do em 04/06/2021 — 17:20 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Minis­té­rio da Saú­de divul­gou nes­ta sex­ta-fei­ra (4), em sua redes soci­ais, o fun­ci­o­na­men­to da logís­ti­ca de dis­tri­bui­ção das vaci­nas con­tra covid-19 no Bra­sil.

Em uma série de pos­ta­gens, a pas­ta expli­cou todo o pro­ces­so come­ça com a Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa), que pre­ci­sa apro­var o imu­ni­zan­te. Após a apro­va­ção, o gover­no fede­ral bus­ca os labo­ra­tó­ri­os que con­si­gam aten­der a deman­da do país. O minis­té­rio diz que “todo o mun­do está em bus­ca de vaci­nas” e que, mes­mo assim, o Bra­sil con­se­guiu enco­men­dar 600 milhões de doses que esta­rão dis­po­ní­veis até o fim de 2021.

Os car­re­ga­men­tos que che­gam ao Bra­sil são envi­a­dos ao cen­tro de dis­tri­bui­ção do Minis­té­rio da Saú­de, em Gua­ru­lhos (SP), onde ficam arma­ze­na­dos em câme­ra fri­as e pas­sam por con­ta­gem e con­tro­le de qua­li­da­de.

De pos­se das vaci­nas, ocor­re uma reu­nião tri­par­ti­te, do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de, entre gover­no fede­ral, esta­dos e muni­cí­pi­os, sen­do os dois últi­mos repre­sen­ta­dos por  Con­se­lho Naci­o­nal de Secre­tá­ri­os de Saú­de (Conass) e Con­se­lho Naci­o­nal de Secre­ta­ri­as Muni­ci­pais de Saú­de (Cona­sems). “A defi­ni­ção da quan­ti­da­de de vaci­nas que vai para cada esta­do, por exem­plo, é defi­ni­da pelo #SUS, ou seja, por todos os entes fede­ra­dos, não é exclu­si­va do Gover­no Federal/@minsaude. A deci­são é sem­pre toma­da de for­ma igua­li­tá­ria e pro­por­ci­o­nal”, pos­tou o minis­té­rio.

Quan­do as doses che­gam aos esta­dos, as secre­ta­ri­ais esta­du­ais de saú­de envi­am as vaci­nas às secre­ta­ri­as muni­ci­pais de saú­de e os muni­cí­pi­os fina­li­zam a logís­ti­ca fazen­do a dis­tri­bui­ção aos pos­tos de vaci­na­ção, onde é fei­ta a apli­ca­ção das doses.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …