...
sábado ,15 março 2025
Home / Saúde / Saúde divulga orientações para comprovar vacinação contra covid-19

Saúde divulga orientações para comprovar vacinação contra covid-19

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Pasta criou hotsite com as informações de como obter comprovação


Pub­li­ca­do em 10/12/2021 — 18:58 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Saúde criou um hot­site para ori­en­tar brasileiros que pre­cisem com­pro­var as a vaci­nação con­tra a covid-19. A infor­mação foi dada nes­ta sex­ta-feira (10) durante cole­ti­va de impren­sa. No endereço é pos­sív­el obter todas as infor­mações necessárias para com­pro­var a vaci­nação até que os sis­temas do Min­istério da Saúde sejam resta­b­ele­ci­dos. 

No momen­to, a com­pro­vação dig­i­tal está indisponív­el dev­i­do ao ataque hack­er ao site do min­istério e ao aplica­ti­vo do Conecte­SUS, que fornece o Cer­ti­fi­ca­do Nacional de Vaci­nação con­tra a covid-19, nes­ta madru­ga­da.

O secretário exec­u­ti­vo do Min­istério da Saúde (MS), Rodri­go Cruz, adiantou as pos­si­bil­i­dades de com­pro­vação da imu­niza­ção: a ver­são físi­ca do cartão de vaci­nação, que con­tin­ua vál­i­da; a segun­da via do cartão, que pode ser solic­i­ta­da na unidade de saúde onde foi real­iza­da a vaci­nação; municí­pio que têm base própria podem emi­tir cer­ti­fi­ca­dos (no hot­site estão lis­ta­dos quais esta­dos tem esse sis­tema). Por fim, o secretário exec­u­ti­vo adiantou que o Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE) enviará aos país­es que solici­tam o cer­ti­fi­ca­do pedi­do para que aceit­em o cartão de vaci­nação.

Rodri­go Cruz lem­brou que a por­taria com regras para ingres­so no Brasil, que esta­b­ele­cia apre­sen­tação do cer­ti­fi­ca­do de vaci­nação e quar­ente­na, está adi­a­da por uma sem­ana. “Para não prej­u­dicar o brasileiro que está no exte­ri­or a gente decid­iu poster­gar a por­taria”, disse. Segun­do ele, podem haver brasileiros ou estrangeiros res­i­dentes no Brasil que estão no exte­ri­or e não baixaram o cer­ti­fi­ca­do.

O secretário exec­u­ti­vo reit­er­ou que as inves­ti­gações estão sendo con­duzi­das pela Polí­cia Fed­er­al (PF) e pelo Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional (GSI) e que o gov­er­no real­iza o back­up dos dados de vaci­nação. Ain­da não há esti­ma­ti­va de quan­do o sis­tema vai voltar a fun­cionar.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas recomendam “etiqueta respiratória” após carnaval

Isolamento social e máscara são recomendados para pessoas com sintomas Tâmara Freire — Repórter da …