...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia

Repro­dução: © Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Prazo foi reduzido de 30 para 10 dias após diagnóstico positivo


Pub­li­ca­do em 26/01/2022 — 22:15 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Saúde e a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) atu­alizaram as regras para doação de sangue em função da pan­demia de covid-19. De acor­do com nota téc­ni­ca divul­ga­da ontem (25), quem foi infec­ta­do pelo vírus fica inap­to para doação por dez dias após se recu­per­ar da doença. Ante­ri­or­mente, o pra­zo era de 30 dias. 

O perío­do de inap­tidão de dez dias vale para quem apre­sen­tou sin­tomas de covid, incluin­do casos leves e mod­er­a­dos. No caso de ass­in­tomáti­cos, o mes­mo pra­zo deve ser obser­va­do, mas em relação a data de cole­ta do exame.

A nota tam­bém tra­ta de pes­soas que tiver­am con­ta­to com indi­ví­du­os que tes­taram pos­i­ti­vo. Nesse caso, a inap­tidão é de sete dias após o últi­mo con­ta­to.

O min­istério e a Anvisa ori­en­tam os hemo­cen­tros a seguirem medi­das de pro­teção para evi­tar con­t­a­m­i­nação durante a pan­demia. É recomen­da­da a higi­en­iza­ção de super­fí­cies e dos instru­men­tos, uso de anti­s­sép­ti­cos, além da manutenção do dis­tan­ci­a­men­to entre os doadores.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …