...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Saúde / Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Repro­dução: © Rodri­go Coutinho/MS

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março


Pub­li­ca­do em 18/01/2022 — 15:43 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Saúde enviará até março a esta­dos e municí­pios uma nova ver­são da cader­ne­ta de saúde. O doc­u­men­to é um instru­men­to de ori­en­tação para pais e respon­sáveis no proces­so de acom­pan­hamen­to do desen­volvi­men­to de suas cri­anças.

A nova ver­são traz um recur­so para iden­ti­ficar cri­anças com pos­sív­el Transtorno do Espec­tro Autista (TEA). O instru­men­to, chama­do check­list M‑CHART‑R/F, é uti­liza­do para acom­pan­har pes­soas entre os 18 e os 30 meses de vida.

A avali­ação pelo instru­men­to M‑CHART‑R/F deve ser con­duzi­da em con­sul­tas de unidades de atendi­men­to do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). A ori­en­tação é que ela seja fei­ta na con­sul­ta de puer­i­cul­tura, aos 18 meses de vida. A análise é apli­ca­da por profis­sion­ais de saúde que real­izam a con­sul­ta, com respostas apre­sen­tadas pelos pais.

Out­ro item incluí­do na nova ver­são da cader­ne­ta foi um con­jun­to de ori­en­tações acer­ca de como detec­tar sinais de albinis­mo. Essa condição é um dis­túr­bio genéti­co mar­ca­do pela fal­ta total ou par­cial de melan­i­na, o que impacta a cor dos indi­ví­du­os. A iden­ti­fi­cação do albinis­mo é impor­tante pois a condição impli­ca cuida­dos especí­fi­cos.

Segun­do o Min­istério da Saúde, foram incluí­das tam­bém sug­estões de práti­cas entre pais e fil­hos, como o estí­mu­lo à leitu­ra.

Toda pes­soa tem dire­ito a rece­ber uma cader­ne­ta de saúde. Os famil­iares que quis­erem adquirir uma para sua cri­ança deve bus­car as unidades bási­cas de saúde da sua cidade ou con­sul­tar as sec­re­tarias de saúde sobre como obter o doc­u­men­to.

Mas o Min­istério esclarece que não há neces­si­dade de sub­sti­tuir a anti­ga cader­ne­ta pela nova ver­são. A ver­são ante­ri­or pode aten­der as cri­anças até os nove anos de idade.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio faz ação de mobilização contra o sarampo a partir desta segunda

Terminal Gentileza e a Central do Brasil terão postos de vacinação Cristi­na Indio do Brasil …