...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Saúde / Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal contra a covid-19

Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal contra a covid-19

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Quinta dose bivalente já está disponível a idosos e imunossuprimidos


Pub­li­ca­do em 12/03/2023 — 15:43 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde reforçou a importân­cia de com­ple­tar o ciclo vaci­nal con­tra a covid-19. De acor­do com a pas­ta, quem está com dos­es atrasadas pode ir a qual­quer momen­to a um pos­to, com o cartão de vaci­nação.

No mês pas­sa­do, o gov­er­no fed­er­al lançou o Movi­men­to Nacional pela Vaci­nação, cam­pan­ha que obje­ti­va retomar o alto índice de cober­tu­ra vaci­nal no país.

Na primeira eta­pa, será apli­ca­da a dose biva­lente do imu­nizante, dire­ciona­da ao grupo pri­or­itário de idosos aci­ma de 70 anos, pes­soas com imunos­su­pressão, indí­ge­nas e quilom­bo­las.

No entan­to, o cidadão que ain­da não com­ple­tou o ciclo vaci­nal primário, com duas dos­es, ou não rece­beu a ter­ceira e quar­ta dos­es de reforço, tam­bém pode procu­rar unidades de saúde para ser imu­niza­do. A vaci­nação desse grupo é real­iza­da com vaci­na mono­va­lente.

Segun­do o min­istério, a imu­niza­ção com­ple­ta é fun­da­men­tal para man­ter a memória imunológ­i­ca con­tra a covid-19.

De acor­do com estu­do real­iza­do pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) com 1,5 mil pes­soas, após seis meses de imu­niza­ção com a segun­da dose, os anti­cor­pos caíram entre os pesquisa­dos. Com reforço na imu­niza­ção, hou­ve aumen­to con­sid­eráv­el da pro­teção con­tra o coro­n­avírus.

Vacina bivalente

Para tomar a vaci­na biva­lente con­tra a covid-19, que previne con­tra as vari­antes mais perigosas do vírus, é necessário ter com­ple­ta­do o ciclo vaci­nal de qua­tro dos­es, respei­tan­do um inter­va­lo de qua­tro meses des­de a últi­ma rece­bi­da.

Em março, o gov­er­no pre­tende expandir a dose biva­lente para toda a pop­u­lação aci­ma de 12 anos de idade

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Diabetes não controlado pode causar problemas cardiovasculares

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialista recomenda que as pessoas façam check-ups periódicos Publicado em …