...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Sebrae/Rio promove Encontro de Afroempreendedorismo

Sebrae/Rio promove Encontro de Afroempreendedorismo

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil

Evento na Praça Mauá é gratuito


Publi­ca­do em 25/11/2023 — 08:57 Por Ana Cris­ti­na Cam­pos — Rio de Janei­ro

ouvir:

Com foco no empre­en­de­do­ris­mo no seg­men­to afro-bra­si­lei­ro, o Ser­vi­ço de Apoio às Micro e Peque­nas Empre­sas do Esta­do do Rio de Janei­ro (Sebrae Rio) pro­mo­ve o even­to Aqui­lom­bar, nes­te sába­do (25) e no domin­go (26), das 10h às 18h, na Pra­ça Mauá, região cen­tral da capi­tal do esta­do.

No mês dedi­ca­do ao movi­men­to negro, com home­na­gens ao Dia da Cons­ci­ên­cia Negra, a Pra­ça Mauá foi esco­lhi­da por ser um ter­ri­tó­rio mar­ca­do pela heran­ça afri­ca­na. O even­to é gra­tui­to e as ins­cri­ções podem ser fei­tas pelo link.

Um levan­ta­men­to fei­to pelo Sebrae Rio, com base em dados do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Esta­tís­ti­ca (IBGE), no pri­mei­ro tri­mes­tre de 2023, reve­la que 51,5% dos empre­en­de­do­res do esta­do do Rio são negros; no total, 75% dos negros pos­su­em negó­ci­os na infor­ma­li­da­de.

Além dis­so, no Bra­sil, o ren­di­men­to médio dos negros donos de negó­ci­os é 32% infe­ri­or ao de empre­en­de­do­res bran­cos. Segun­do dados da pes­qui­sa rea­li­za­da pelo Ins­ti­tu­to Loco­mo­ti­va, os negros movi­men­tam mais de R$ 1,7 tri­lhão por ano no Bra­sil.

Diversidade

O dire­tor de Desen­vol­vi­men­to do Sebrae Rio, Ser­gio Mal­ta, dis­se que “o Sebrae acre­di­ta que só com apoio à diver­si­da­de tere­mos uma eco­no­mia mais cri­a­ti­va e ino­va­do­ra. O even­to Aqui­lom­bar tem o intui­to de divul­gar a cul­tu­ra afro, atra­vés de seus pro­du­tos, comi­das e ser­vi­ços, além do desen­vol­vi­men­to dos empre­en­de­do­res, ofe­re­cen­do ofi­ci­nas e pales­tras”.

A pro­gra­ma­ção do Aqui­lom­bar tam­bém inclui rodas de con­ver­sa e atra­ções musi­cais. Have­rá uma fei­ra com pro­du­tos de moda, bele­za e arte­sa­na­to, além de gas­tro­no­mia típi­ca de afro­em­pre­en­de­do­res. No espa­ço inte­ra­ti­vo have­rá bar­bei­ro e tran­cis­ta. Entre as atra­ções cul­tu­rais estão o Bai­le Char­me do Via­du­to de Madu­rei­ra, o Jon­go Caxam­bú do Sal­guei­ro e a roda de sam­ba Só Damas.

O públi­co pode­rá par­ti­ci­par de ofi­ci­nas sobre como fazer bom uso das mídi­as digi­tais, como aumen­tar as ven­das, como se tor­nar um micro­em­pre­en­de­dor indi­vi­du­al (MEI) e como ter aces­so ao cré­di­to.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …