...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Saúde / Secretaria de Saúde confirma oito casos da variante Delta em São Paulo

Secretaria de Saúde confirma oito casos da variante Delta em São Paulo

2021-02-19t194154z_1_lynxmpeh1i1cj_rtroptp_4_health-coronavirus-africa-variant (1)

Repro­du­ção: © Han­dout .

O primeiro caso de transmissão comunitária foi confirmado no dia 9


Publi­ca­do em 20/07/2021 — 16:48 Por Elai­ne Patri­cia Cruz – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

A Secre­ta­ria Muni­ci­pal da Saú­de de São Pau­lo con­fir­mou hoje (20) que a capi­tal já regis­tra oito casos da vari­an­te Del­ta do novo coro­na­ví­rus, que teria sur­gi­do na Índia. Na sema­na pas­sa­da, a pre­fei­tu­ra já havia con­fir­ma­do que a cida­de enfren­ta­va trans­mis­são comu­ni­tá­ria da vari­an­te del­ta.

O pri­mei­ro caso autóc­to­ne (trans­mis­são comu­ni­tá­ria) da vari­an­te Del­ta em São Pau­lo foi con­fir­ma­do no dia 6 de julho, refe­ren­te a um homem de 45 anos, sem his­tó­ri­co de via­gem e que apre­sen­tou sin­to­mas leves da covid-19, sem neces­si­da­de de inter­na­ção. Até então, só um caso impor­ta­do havia sido iden­ti­fi­ca­do em São Pau­lo, de um mora­dor da cida­de de Cam­pos dos Goy­ta­ca­zes, no Rio de Janei­ro, que desem­bar­cou no aero­por­to de Gua­ru­lhos vin­do da Índia.

O sur­gi­men­to de muta­ções, segun­do a secre­ta­ria, é um even­to natu­ral e espe­ra­do den­tro do pro­ces­so evo­lu­ti­vo dos vírus. Des­de a carac­te­ri­za­ção genô­mi­ca ini­ci­al do SARS-CoV‑2, que cau­sa a covid-19, o vírus se divi­diu em dife­ren­tes gru­pos gené­ti­cos. Algu­mas des­sas muta­ções podem dar van­ta­gens bio­ló­gi­cas que faci­li­tam a pro­pa­ga­ção dos vírus ou até pro­vo­car casos mais gra­ves.

Atu­al­men­te, qua­tro vari­an­tes são con­si­de­ra­das “vari­an­tes de aten­ção” pelas auto­ri­da­des sani­tá­ri­as devi­do à pos­si­bi­li­da­de de aumen­to de trans­mis­si­bi­li­da­de ou gra­vi­da­de da infec­ção. São elas: gam­ma (P.1), alpha (B.1.1.7), beta (B.1.351) e Del­ta (B.1.617.2). A Del­ta é uma vari­an­te de pre­o­cu­pa­ção no mun­do todo, sen­do res­pon­sá­vel pelo aumen­to de casos em diver­sos paí­ses, inclu­si­ve na Euro­pa.

Além des­se pri­mei­ro caso iden­ti­fi­ca­do de trans­mis­são comu­ni­tá­ria, outros qua­tro foram regis­tra­dos na zona les­te e dois na zona nor­te. Um oita­vo caso foi veri­fi­ca­do em uma paci­en­te de um hos­pi­tal pri­va­do. Todos esses paci­en­tes diag­nos­ti­ca­dos com a vari­an­te Del­ta, segun­do a pre­fei­tu­ra, estão bem.

Des­de maio, a pre­fei­tu­ra de São Pau­lo tem inten­si­fi­ca­do estu­dos para moni­to­rar o sur­gi­men­to de novas vari­an­tes na cida­de.

“Segui­re­mos com as medi­das de ras­tre­a­men­to de todos esses casos, que serão acom­pa­nha­dos pelos nos­sos téc­ni­cos e pro­fis­si­o­nais para saber se hou­ve con­ta­to com via­jan­tes”, dis­se o secre­tá­rio muni­ci­pal da Saú­de, Edson Apa­re­ci­do. “Segui­mos envi­an­do os tes­tes, por amos­tra­gem, para os ins­ti­tu­tos Butan­tan, Adol­fo Lutz e de Medi­ci­na Tro­pi­cal da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP)”, dis­se.

Ontem (19), o Minis­té­rio da Saú­de con­fir­mou 110 casos da vari­an­te Del­ta em todo o país. Des­ses, cin­co casos evo­luí­ram para qua­dro gra­ve.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Repro­du­ção: © Pau­lo H. Carvalho/Agência Bra­sil Imunização continua para crianças de 10 e 11 anos …