...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Saúde / Secretaria de Saúde do Rio identifica 25 casos de variantes da covid

Secretaria de Saúde do Rio identifica 25 casos de variantes da covid

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.
© Tânia Rêgo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Saúde já identificou cinco casos na cidade


Publi­ca­do em 04/03/2021 — 13:22 Por Cris­ti­na Indio do Bra­sil — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

O esta­do do Rio de Janei­ro iden­ti­fi­cou 25 pes­so­as infec­ta­das com as vari­an­tes do novo coro­na­ví­rus (covid-19), tan­to a de Manaus como a bri­tâ­ni­ca. Segun­do o supe­rin­ten­den­te de Vigi­lân­cia em Saú­de da Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Saú­de (SMS), Már­cio Gar­cia, des­se total, 18 foram noti­fi­ca­dos nes­ta sema­na, “e por isso foi ampli­a­da a vigi­lân­cia”. 

Gar­cia infor­mou que os 18 casos, dis­tri­buí­dos em vári­os muni­cí­pi­os, estão em inves­ti­ga­ção. O supe­rin­ten­den­te adi­an­tou que a inves­ti­ga­ção já apon­tou que cin­co casos, “mui­to pro­va­vel­men­te por­que a inves­ti­ga­ção não foi con­cluí­da”, são resi­den­tes no muni­cí­pio do Rio de Janei­ro.

Vacinação

A Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Saú­de infor­mou que man­tém o novo calen­dá­rio de vaci­na­ção, que leva em con­si­de­ra­ção o cro­no­gra­ma do Minis­té­rio da Saú­de para novas remes­sas de vaci­nas para a cida­de, pre­vis­ta para as pró­xi­mas sema­nas.

O supe­rin­ten­den­te con­fir­mou que até o fim de mar­ço serão imu­ni­za­das pes­so­as na fai­xa etá­ria de 67 a 78 anos de ida­de, sen­do dois dias para cada ida­de.

Ape­sar de o calen­dá­rio estar pron­to, o supe­rin­ten­den­te dis­se que pode ocor­rer modi­fi­ca­ção se o cro­no­gra­ma de entre­gas pelo Minis­té­rio da Saú­de for alte­ra­do.

Postos

Os pos­tos de vaci­na­ção fun­ci­o­nam de segun­da-fei­ra a sex­ta-fei­ra das 8h às 17h em clí­ni­cas da famí­lia e cen­tros muni­ci­pais, com pon­tos estra­té­gi­cos em áre­as mai­o­res como o Pla­ne­tá­rio da Gávea, na zona sul; o Tiju­ca Tênis Clu­be, na zona nor­te, e o Museu da Repú­bli­ca, no Cate­te, zona cen­tral da cida­de.

O esque­ma de vaci­na­ção con­ta ain­da com dois pos­tos dri­ve thru. Um na Uerj, na zona nor­te, e outro no Par­que Olím­pi­co, na zona oes­te, das 9h às 15h.

Nos fins de sema­na as doses são apli­ca­das tam­bém em outros nove pon­tos de dri­ve thru.

Segunda dose

Már­cio Gar­cia lem­brou que con­ti­nua a apli­ca­ção da segun­da dose nas pes­so­as que rece­be­ram a Coro­na­Vac, rea­li­za­da com o inter­va­lo entre 21 e 28 dias da pri­mei­ra dose. “A gen­te reco­men­da que seja fei­ta mais pró­xi­mo aos 28 dias, por­que o que a gen­te tem de evi­dên­cia cien­tí­fi­ca é que é melhor des­sa for­ma”, dis­se.

Gar­cia aler­tou que os ido­sos devem ir à mes­ma uni­da­de em que toma­ram a pri­mei­ra dose e não esque­çam do com­pro­van­te de vaci­na­ção. “É o com­pro­van­te de vaci­na­ção que diz qual o labo­ra­tó­rio que pro­du­ziu a vaci­na e tem tam­bém a data em que a segun­da dose deve ser toma­da”, obser­vou, reco­men­dan­do ain­da que a pro­cu­ra seja a par­tir do fim da manhã. “Na tar­de as uni­da­des de saú­de cos­tu­mam ser mais vazi­as e mais tran­qui­las. A gen­te ori­en­ta a popu­la­ção pro­cu­rar nes­te horá­rio”.

Con­for­me os dados da secre­ta­ria, até ontem (3) à noi­te, cer­ca de 374 mil pes­so­as já tinham toma­do a pri­mei­ra dose da vaci­na, atin­gin­do o total de 5,5% da popu­la­ção da cida­de do Rio de Janei­ro. Já na segun­da dose são qua­se 90 mil imu­ni­za­dos.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …