...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Saúde / Secretaria de Saúde do Rio promove Dia D da campanha de multivacinação

Secretaria de Saúde do Rio promove Dia D da campanha de multivacinação

Repro­dução: © Paulo Pinto/ Agên­cia Brasil/Arquivo

Meta é atualizar carteiras de vacinação na faixa etária de 0 a 14 anos


Pub­li­ca­do em 02/09/2023 — 10:26 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde do Rio Janeiro pro­move, neste sába­do (2), o dia D da Cam­pan­ha de Mul­ti­vaci­nação para atu­al­iza­ção das cader­ne­tas de meni­nas e meni­nos de zero a 14 anos. Serão disponi­bi­liza­dos, até as 17h, 600 pon­tos de vaci­nação, entre unidades de saúde e pos­tos extras, espal­ha­dos por toda a cidade, para facil­i­tar o aces­so da pop­u­lação. A ação está integra­da ao Vaci­na Rio, uma grande mobi­liza­ção que englo­ba ini­cia­ti­vas para estim­u­lar a imu­niza­ção dos car­i­o­cas de todas as idades e em todas as regiões da cidade. A cam­pan­ha vai até 15 de setem­bro nas 238 salas de vaci­nação do municí­pio.

De acor­do com o secretário munic­i­pal de Saúde, Daniel Soranz, “esse é um esforço con­jun­to para não deixar­mos nos­sas cri­anças sem pro­teção. São mais de 12 mil profis­sion­ais envolvi­dos dire­ta­mente com a cam­pan­ha. Nos­so obje­ti­vo é con­ferir a cader­ne­ta de vaci­nação de mais de 1 mil­hão de cri­anças ao lon­go desse perío­do. Con­vo­camos todos os pais, que ain­da não con­feri­ram a cader­ne­ta vaci­nal, para que ver­i­fiquem se seus fil­hos estão com as vaci­nas de roti­na em dia, e pro­curem um dos 600 pon­tos de vaci­nação dis­tribuí­dos pela cidade”, avaliou.

 Vinte vacinas diferentes disponíveis

A mul­ti­vaci­nação tem como obje­ti­vo atu­alizar as cader­ne­tas de vaci­nação de cri­anças e ado­les­centes, de acor­do com o cal­endário bási­co pre­coniza­do pelo Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI), aumen­tan­do a cober­tu­ra vaci­nal desse públi­co e reduzin­do, assim, o risco de trans­mis­são de doenças imuno­pre­veníveis. São cer­ca de 20 difer­entes vaci­nas disponíveis e a esti­ma­ti­va é de que mais de 1,1 mil­hão de cri­anças e ado­les­centes este­jam elegíveis à atu­al­iza­ção da cader­ne­ta.

A sec­re­taria recomen­da que pais e respon­sáveis lev­em aos pos­tos a cader­ne­ta de vaci­nação da cri­ança e do ado­les­cente ou algum out­ro com­pro­vante da situ­ação vaci­nal, para avali­ação das equipes de saúde. As vaci­nas disponi­bi­lizadas serão BCG, Pen­tava­lente, Pólio ina­ti­va­da (VIP), Pólio aten­u­a­da (VOPb), Pneu­mocó­ci­ca 10, Meningocó­ci­ca C, Meningocó­ci­ca ACWY, Trí­plice viral, Tetra viral, DTP, HPV e con­tras Febre Amarela, Hepatite B, Hepatite A, rotavírus, varicela, influen­za e covid-19 (biva­lente), entre out­ras.

Caso haja indi­cação, as vaci­nas necessárias para atu­al­iza­ção poderão ser apli­cadas simul­tane­a­mente.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil Objetivo é elevar nível de informação sobre essas doenças Pub­li­ca­do …