...
domingo ,27 abril 2025
Home / Justiça / Secretaria Nacional de Justiça confirma extradição de Thiago Brennand

Secretaria Nacional de Justiça confirma extradição de Thiago Brennand

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Prisão do empresário foi decretada em cinco de oito processos


Pub­li­ca­do em 16/04/2023 — 13:34 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Sec­re­taria Nacional de Justiça con­fir­mou a con­cessão, pelos Emi­ra­dos Árabes, da extradição do empresário Thi­a­go Bren­nand, acu­sa­do de agressão a mul­heres – uma dessas agressões foi flagra­da pelas câmeras de uma acad­e­mia em São Paulo.

Em nota divul­ga­da neste domin­go (16), a Sec­re­taria, vin­cu­la­da ao Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP), infor­mou que o pro­ced­i­men­to de extradição seguirá seus trâmites reg­u­lar­mente, mas que não há, até o momen­to, pre­visão de quan­do Bren­nand chegará ao Brasil.

A prisão pre­ven­ti­va do empresário, que é tam­bém acu­sa­do de pos­suir armas ile­gais, foi deter­mi­na­da em setem­bro do ano pas­sa­do pela Justiça de São Paulo. O nome dele foi então incluí­do na lista de procu­ra­dos da Orga­ni­za­ção Inter­na­cional de Polí­cia Crim­i­nal (Inter­pol).

Sua defe­sa infor­mou, na época do pedi­do de prisão pre­ven­ti­va, que o empresário retornar­ia ao país para com­pare­cer às audiên­cias no fórum onde responde ao proces­so. O empresário, no entan­to, não cumpriu com o prometi­do e encon­tra-se nos Emi­ra­dos Árabes.

Segun­do o Tri­bunal de Justiça de São Paulo, Thi­a­go Bren­nand é réu em pelo menos 8 proces­sos crim­i­nais, e teve dec­re­ta­da sua prisão pre­ven­ti­va em cin­co deles.

O caso foi comen­ta­do na madru­ga­da deste domin­go (16) pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va durante cole­ti­va de impren­sa con­ce­di­da em Abu Dhabi, nos Emi­ra­dos Árabes. Após con­fir­mar a extradição do empresário brasileiro, Lula disse que o tema não foi trata­do ofi­cial­mente com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan, pres­i­dente dos Emi­ra­dos Árabes Unidos.

“Eu fiquei saben­do que os Emi­ra­dos Árabes vão faz­er a extradição. Quan­do ela vai acon­te­cer é uma questão da Justiça. A úni­ca coisa que eu sei é que se no mun­do exi­s­tir um mil­hão de cidadãos como este todos mere­cem ser punidos. Não é humana­mente aceitáv­el que um bru­ta­monte dess­es seja agres­sor de mul­heres. Acho que ele tem que pagar”, disse o pres­i­dente.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

“Será bispo e papa”, disse ela há décadas. Hoje, ele é arcebispo do RJ Luiz …