...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Noticias do Mundo / Secretário-geral da ONU condena ameaças de guerra nuclear

Secretário-geral da ONU condena ameaças de guerra nuclear

Repro­dução: © ONU/Evan Schnei­der

António Guterres participou de cerimônia em Hiroshima


Pub­li­ca­do em 06/08/2022 — 17:32 Por Agên­cia Brasil * — Brasília

Ouça a matéria:

O secretário-ger­al das Nações Unidas, António Guter­res,  disse neste sába­do (6), durante um even­to em Hiroshi­ma para mar­car os 77 anos do lança­men­to da bom­ba atômi­ca sobre a cidade japone­sa, con­sid­era ina­ceitáv­el que os país­es com armas nuclear­es admi­tam a pos­si­bil­i­dade de uma guer­ra com o uso deste tipo de arma­men­to e avisa que a humanidade está brin­can­do com uma arma car­rega­da.

“Temos de man­ter os hor­rores de Hiroshi­ma sem­pre pre­sentes, recon­hecen­do que existe ape­nas uma solução para a ameça nuclear, não haver armas nuclear­es”, disse Guter­res. “Quase 13 mil armas nuclear­es são man­ti­das em arse­nais em todo o mun­do e crises forte­mente sub­lin­hadas pelo nuclear dis­sem­i­nam-se depres­sa, do Ori­ente Média à penín­su­la core­ana e na invasão rus­sa da Ucrâ­nia.”

Durante o even­to, Guter­res pediu aos país­es que tra­bal­hem para elim­i­nar as armas nuclear­es. “Os país­es que têm armas nuclear­es têm que se empen­har na não uti­liza­ção dessas armas e tam­bém têm que garan­tir aos esta­dos que não pos­suem armas nuclear­es, que não usarão e nem ameaçarão usar essas armas con­tra eles.”

Mais de 140 mil pes­soas mor­reram em Hiroshi­ma em con­se­quên­cia do ataque norte-amer­i­cano usan­do uma bom­ba nuclear no dia 6 de agos­to de 1945. Foi a primeira vez que este tipo de arma­men­to foi uti­liza­do. Três dias depois, os EUA soltaram uma segun­da bom­ba atômi­ca na cidade japone­sa de Nagasa­ki.

* Com infor­mações da RTP

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês Ana Cristi­na Cam­pos — …