...
domingo ,14 julho 2024
Home / Economia / Secretários do Ministério da Economia pedem exoneração

Secretários do Ministério da Economia pedem exoneração

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pasta disse que as decisões foram de ordem pessoal


Pub­li­ca­do em 21/10/2021 — 18:40 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O secretário espe­cial do Tesouro e Orça­men­to, Bruno Fun­chal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jefer­son Bit­ten­court, pedi­ram exon­er­ação de seus car­gos. A infor­mação foi con­fir­ma­da hoje (21) no fim da tarde pelo Min­istério da Econo­mia.

A secretária espe­cial adjun­ta do Tesouro e Orça­men­to, Gilde­no­ra Dan­tas, e o secretário adjun­to do Tesouro Nacional, Rafael Arau­jo, tam­bém pedi­ram exon­er­ação.

Em nota, o Min­istério da Econo­mia infor­mou que as decisões foram de ordem pes­soal.

Recen­te­mente, Fun­chal e Bit­ten­court havi­am se man­i­fes­ta­do con­trários a quais­quer medi­das que flex­i­bi­lizem o teto fed­er­al de gas­tos, seja para ren­o­var o auxílio emer­gen­cial, seja para ampli­ar o Bol­sa Família e cri­ar o Auxílio Brasil.

Em nota, o Min­istério da Econo­mia infor­mou que os pedi­dos de exon­er­ação foram feitos de modo a per­mi­tir que haja um proces­so de tran­sição e de con­tinuidade dos com­pro­mis­sos das duas sec­re­tarias. A pas­ta esclare­ceu que os secretários con­tin­uarão a despachar com o min­istro Paulo Guedes até que os sub­sti­tu­tos sejam indi­ca­dos.

Fun­chal e Bit­ten­court havi­am assum­i­do os car­gos em abril, após a saí­da do secretário espe­cial de Fazen­da, Waldery Rodrigues. Sem­anas depois, a Sec­re­taria Espe­cial de Fazen­da mudou de nome e pas­sou a chamar-se Sec­re­taria Espe­cial de Tesouro e Orça­men­to.

Em 2017 e 2018, Fun­chal foi secretário de Fazen­da do Espíri­to San­to e um dos respon­sáveis pelo proces­so de ajuste das con­tas públi­cas pro­movi­do pelo esta­do. Des­de o iní­cio do gov­er­no atu­al, inte­gra­va a equipe da Sec­re­taria Espe­cial de Fazen­da como dire­tor de pro­gra­ma, sendo um dos téc­ni­cos respon­sáveis para elab­o­ração do novo mar­co fis­cal.

Em jun­ho de 2020, Fun­chal assum­iu a Sec­re­taria do Tesouro Nacional, de onde saiu para assumir a Secretário Espe­cial de Tesouro e Orça­men­to. Servi­dor de car­reira do Tesouro Nacional, Bit­ten­court ocupou car­gos de coor­de­nador e de sub­se­cretário, antes de coman­dar o órgão.

* Matéria alter­a­da às 19h28 para acres­cen­tar infor­mação do Min­istério da Econo­mia no quin­to pará­grafo

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa conclui pagamento da parcela de junho do Bolsa Família

Repro­dução: © Lyon Santos/ MDS Recebem nesta sexta beneficiários com NIS de final 0 Publicado …