...
quarta-feira ,21 fevereiro 2024
Home / Educação / Segunda etapa do Revalida é realizada neste sábado e domingo

Segunda etapa do Revalida é realizada neste sábado e domingo

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Os participantes terão que obrigatoriamente usar máscara


Publi­ca­do em 18/12/2021 — 08:01 Por Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) rea­li­za­rá, nes­te sába­do (18) e ama­nhã (19), a segun­da eta­pa do Exa­me Naci­o­nal de Reva­li­da­ção de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Ins­ti­tui­ção de Edu­ca­ção Supe­ri­or Estran­gei­ra (Reva­li­da) 2021. O exa­me ocor­re­rá em 22 cida­des do país e segui­rá pro­to­co­lo de pre­ven­ção à covid-19 nos dois dias de apli­ca­ção.

De acor­do com o Inep, o uso de más­ca­ra de pre­ven­ção à covid-19, cobrin­do nariz e boca, será obri­ga­tó­rio duran­te todo o perío­do em que o par­ti­ci­pan­te per­ma­ne­cer no local de apli­ca­ção da pro­va de habi­li­da­des clí­ni­cas.

O ins­ti­tu­to reco­men­da que a pro­te­ção seja de uso pro­fis­si­o­nal, na moda­li­da­de N95 ou PFF2, e será per­mi­ti­do que o par­ti­ci­pan­te leve más­ca­ra reser­va para tro­ca duran­te a apli­ca­ção, gar­ra­fa de água e fras­co com álco­ol 70%.

“A reti­ra­da da más­ca­ra será per­mi­ti­da ape­nas duran­te a iden­ti­fi­ca­ção do par­ti­ci­pan­te, bem como para se ali­men­tar e beber água. Pes­so­as com trans­tor­no do espec­tro autis­ta, defi­ci­ên­cia inte­lec­tu­al, defi­ci­ên­ci­as sen­so­ri­ais ou com quais­quer outras defi­ci­ên­ci­as que as impe­çam de fazer o uso ade­qua­do de más­ca­ra serão dis­pen­sa­das da obri­ga­to­ri­e­da­de da pro­te­ção faci­al, con­for­me pre­vis­to na Lei nº 14.019/2020”.

Obrigações do participante

Além de seguir o pro­to­co­lo de bios­se­gu­ran­ça, o par­ti­ci­pan­te da segun­da eta­pa do Reva­li­da 2021 tam­bém deve com­pa­re­cer ao local das pro­vas com a docu­men­ta­ção de iden­ti­fi­ca­ção ofi­ci­al com foto, váli­da, con­for­me pre­vis­to em edi­tal. Tam­bém será obri­ga­tó­rio o uso de jale­co, de pre­fe­rên­cia na cor bran­ca.

Antes de entrar na sala de espe­ra, o par­ti­ci­pan­te deve guar­dar, no enve­lo­pe por­ta-obje­tos, o tele­fo­ne celu­lar e quais­quer outros equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos, des­li­ga­dos, além de outros per­ten­ces não per­mi­ti­dos, lis­ta­dos no edi­tal do exa­me.

A decla­ra­ção de com­pa­re­ci­men­to impres­sa tam­bém deve ser guar­da­da no enve­lo­pe por­ta-obje­tos, que pre­ci­sa ser lacra­do e iden­ti­fi­ca­do, des­de o ingres­so na sala de espe­ra até a saí­da defi­ni­ti­va do local de pro­vas.

Revalida

O Reva­li­da é rea­li­za­do pelo Inep des­de 2011 e bus­ca sub­si­di­ar a reva­li­da­ção, no Bra­sil, do diplo­ma de gra­du­a­ção em medi­ci­na expe­di­do no exte­ri­or. As refe­rên­ci­as do Reva­li­da são os aten­di­men­tos no con­tex­to de aten­ção pri­má­ria, ambu­la­to­ri­al, hos­pi­ta­lar, de urgên­cia, de emer­gên­cia e comu­ni­tá­ria, com base na Dire­triz Cur­ri­cu­lar Naci­o­nal do Cur­so de Medi­ci­na, nas nor­ma­ti­vas asso­ci­a­das e na legis­la­ção pro­fis­si­o­nal.

O obje­ti­vo do exa­me é ava­li­ar as habi­li­da­des, as com­pe­tên­ci­as e os conhe­ci­men­tos neces­sá­ri­os para o exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal ade­qua­do aos prin­cí­pi­os e neces­si­da­des do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS). Já o ato de apos­ti­la­men­to da reva­li­da­ção do diplo­ma é atri­bui­ção das uni­ver­si­da­des públi­cas que ade­rem ao ins­tru­men­to uni­fi­ca­do de ava­li­a­ção repre­sen­ta­do pelo Reva­li­da.

*Com infor­ma­ções do Inep

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prefeitura do Rio proíbe uso de celulares em sala de aula e no recreio

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil Decreto foi assinado nesta sexta-feira Publi­ca­do em 02/02/2024 — 10:24 …