...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Segundo dia de operação no Rio deixa 4 mil alunos sem aulas

Segundo dia de operação no Rio deixa 4 mil alunos sem aulas

Repro­dução: twitter.com/PMERJ

Nove suspeitos foram mortos e dois PMs ficaram feridos


Pub­li­ca­do em 28/02/2024 — 11:27 Por Bruno de Fre­itas Moura — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pelo segun­do dia con­sec­u­ti­vo, mais de 4 mil alunos ficaram sem aulas no Rio de Janeiro por causa de oper­ação da Polí­cia Mil­i­tar (PM) con­tra o crime orga­ni­za­do. A ação des­ta quar­ta-feira (28) ocorre na comu­nidade Vila Aliança e no Com­plexo Camará, em Ban­gu, na zona oeste da cidade. Traf­i­cantes usaram ônibus e um cam­in­hão de cole­ta de lixo para evi­tar o avanço dos poli­ci­ais.

Na Vila Aliança, equipes do 14º Batal­hão de Polí­cia Mil­i­tar (BPM) foram ata­cadas a tiros e hou­ve con­fron­to. Um fuzil e dro­gas foram apreen­di­dos. Segun­do a PM, já são 107 fuzis apreen­di­dos no esta­do somente este ano.

Nas redes soci­ais, a Polí­cia Mil­i­tar pub­li­cou fotos e vídeos de reti­radas de bar­ri­cadas. Algu­mas tin­ham sido incen­di­adas por traf­i­cantes.

Um motorista e garis que fazi­am cole­ta de lixo na região foram ren­di­dos por crim­i­nosos. O cam­in­hão foi atrav­es­sa­do em uma rua da comu­nidade para impedir que poli­ci­ais entrassem na Vila Aliança. A Com­pan­hia Munic­i­pal de Limpeza Urbana (Com­lurb) infor­mou que os fun­cionários estão bem e em segu­rança, e a cole­ta será retoma­da assim que a situ­ação for nor­mal­iza­da.

Dois ônibus tam­bém foram usa­dos como bar­ri­cadas, segun­do o Rio Ônibus, sindi­ca­to das empre­sas do municí­pio.

Nos últi­mos 12 meses, 140 ônibus foram inter­cep­ta­dos pelo crime orga­ni­za­do, sendo uti­liza­dos como bar­ri­cadas, ain­da segun­do o Rio Ônibus.

Serviços

A Sec­re­taria Munic­i­pal de Edu­cação infor­mou que sete esco­las foram impactadas pelas oper­ações poli­ci­ais na região da Vila Aliança, afe­tan­do 2.109 alunos. Na região de Senador Camará, foram oito unidades, deixan­do 2.358 alunos sem aulas.

Na rede estad­ual, dois colé­gios ficaram sem aulas. A Sec­re­taria de Esta­do de Edu­cação não divul­gou o número de estu­dantes afe­ta­dos.

O Cen­tro Munic­i­pal de Saúde (CMS) Alexan­der Flem­ing e o CMS Waldyr Fran­co man­têm o atendi­men­to à pop­u­lação, mas sus­pender­am ativi­dades exter­nas, como as vis­i­tas domi­cil­iares.

Ape­sar de ter estações na região, a Super­via, con­ces­sionária respon­sáv­el pelo serviço de trens urbanos, não infor­mou sobre inter­rupção na cir­cu­lação.

Alunos sem aulas

Nes­sa terça-feira (27), ações das polí­cias civ­il e mil­i­tar deixaram ao menos 22 mil alunos sem aulas nas zonas norte e oeste do Rio. Oper­ações nos Com­plex­os da Pen­ha e do Alemão, Cidade de Deus e out­ras comu­nidades ter­mi­naram com nove sus­peitos mor­tos e dois poli­ci­ais mil­itares feri­dos.

Cer­ca de 130 mil pas­sageiros de ônibus tam­bém foram afe­ta­dos com o atra­so na cir­cu­lação de 15 lin­has da Viação N. Sra de Lour­des, que tem garagem próx­i­ma ao con­jun­to de fave­las da Pen­ha.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …