...
quarta-feira ,13 novembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Segundo voo da Operação Cedro chega a São Paulo

Segundo voo da Operação Cedro chega a São Paulo

Aeronave KC-30 trouxe do Líbano 227 repatriados e três animais

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/10/2024 — 10:37
São Paulo
Guarulhos (SP) 06/10/2024 Brasileiros que estavam no Líbano, desembarcam do avião KC-30 da FAB,na Base Aérea de São Paulo na Operação “Raizes do Cedro” em Guarulhos. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
© Paulo Pinto/Agencia Brasil

O segun­do voo da oper­ação Raízes do Cedro ater­ris­sou nes­ta terça-feira, às 6h58, com 227 pas­sageiros e três ani­mais de esti­mação, na Base Aérea de São Paulo, em Guarul­hos. São repa­tri­a­dos em fuga da guer­ra entre Israel e o grupo xiita Hezbol­lah, no Líbano, que fez 1.400 víti­mas e tirou 1,5 mil­hão de libane­ses do local ondem vivem.

No domin­go (6) foi feito o primeiro voo da oper­ação, com 228 repa­tri­a­dos. De acor­do com o gov­er­no, aprox­i­mada­mente 3 mil pes­soas no Líbano solic­i­taram apoio do Brasil para deixar o país. A aeron­ave KC-30, que fez escala em Por­tu­gal para reabastec­i­men­to tan­to na ida quan­to na vol­ta, tam­bém lev­ou ao Líbano insumos de saúde doa­d­os pelo gov­er­no brasileiro.

A Oper­ação Cedro, segun­do o coman­do da Aeronáu­ti­ca, terá caráter con­tín­uo. No domin­go, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, ao recep­cionar os repa­tri­a­dos, disse que o Brasil “não medirá esforços para traz­er todos os brasileiros, ou par­entes de brasileiros, que estão no Líbano e dese­jam vir ao país”.

A esti­ma­ti­va é que cer­ca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano. As Forças Armadas de Israel inten­si­ficaram os ataques ao Hezbol­lah na últi­ma sem­ana, abrindo nova frente de con­fli­tos que já acon­te­cia na Palesti­na.

Ontem (7) fez um ano do ataque sur­pre­sa do grupo Hamas a israe­lens­es nos ter­ritórios ocu­pa­dos por Israel, na fron­teira entre os dois país­es, dan­do origem ao con­fli­to que deses­ta­bi­li­zou ain­da mais as frágeis relações entre as nações do Ori­ente Médio.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil defende reforma da governança global para resolver conflitos

Conflitos armados internacionais ameaçam estabilidade Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/11/2024 …