...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Noticias do Mundo / Seis novos países integrarão o Brics a partir de janeiro de 2024

Seis novos países integrarão o Brics a partir de janeiro de 2024

Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

Anúncio foi feito no último dia da cúpula do bloco na África do Sul


Pub­li­ca­do em 24/08/2023 — 08:20 Por Paula Labois­sière e Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 24/08/2023 — 08:55

ouvir:

A cúpu­la do Brics, blo­co com­pos­to por Brasil, Rús­sia, Chi­na, Índia e África do Sul, anun­ciou nes­ta quin­ta-feira (24) a ampli­ação de seus mem­bros. Argenti­na, Arábia Sau­di­ta, Egi­to, Emi­ra­dos Árabes Unidos, Etiópia e Irã e foram con­vi­da­dos a se unir ao grupo. O anún­cio foi feito pelo pres­i­dente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, durante cole­ti­va de impren­sa. 

“Decidi­mos con­vi­dar Argenti­na, Egi­to, Etiópia, Irã, Arábia Sau­di­ta e Emi­ra­dos Árabes para se tornarem mem­bros per­ma­nentes do Brics. A nova com­posição pas­sará a valer a par­tir de 1º de janeiro de 2024”, disse Ramaphosa. “Val­orizamos o inter­esse de out­ros país­es em con­stru­ir uma parce­ria com o Brics”, com­ple­tou.

Em seu per­fil nas redes soci­ais, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va comen­tou a ampli­ação do blo­co.

“A relevân­cia do Brics é con­fir­ma­da pelo inter­esse cres­cente que out­ros país­es demon­stram de adesão ao agru­pa­men­to. Como indi­cou o pres­i­dente Ramaphosa, é com sat­is­fação que o Brasil dá as boas-vin­das ao Brics à Arábia Sau­di­ta, à Argenti­na, ao Egi­to, aos Emi­ra­dos Árabes Unidos, à Etiópia e ao Irã”.

“Muitos ale­gavam que os BRICS seri­am demasi­a­do difer­entes para for­jar uma visão comum. A exper­iên­cia, con­tu­do, demon­stra o con­trário. Nos­sa diver­si­dade for­t­alece a luta por uma nova ordem, que aco­mode a plu­ral­i­dade econômi­ca, geográ­fi­ca e políti­ca do sécu­lo XXI”, desta­cou Lula.

O pres­i­dente fez uma refer­ên­cia espe­cial ao pres­i­dente argenti­no, Alber­to Fer­nán­dez, “grande ami­go do Brasil e do mun­do em desen­volvi­men­to”. “Con­tin­uare­mos avançan­do lado a lado com nos­sos irmãos argenti­nos em mais um foro inter­na­cional”, disse.

A adesão dos novos mem­bros foi ofi­cial­iza­da na Declar­ação de Joanes­bur­go, doc­u­men­to acor­da­do entre os atu­ais inte­grantes do Brics

“O Brics con­tin­uará aber­to a novos can­didatos”, afir­mou Lula em declar­ação à impren­sa ao lado de Ramaphosa e dos demais líderes. Os atu­ais país­es do blo­co anun­cia­ram a definição de critérios para a futu­ra entra­da de novas nações.

Moeda comum

Tam­bém ficou acor­da­do que os ban­cos cen­trais e min­istérios da Fazen­da e Econo­mia de cada país ficarão respon­sáveis por realizar estu­dos em bus­ca da adoção de uma moe­da de refer­ên­cia do blo­co para o comér­cio inter­na­cional. “Essa medi­da poderá aumen­tar nos­sas opções de paga­men­to e reduzir nos­sas vul­ner­a­bil­i­dades”, disse o brasileiro.

Out­ro acor­do foi para que o grupo siga em bus­ca de uma refor­ma da gov­er­nança glob­al, espe­cial­mente em relação ao Con­sel­ho de Segu­rança da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas.

“Seguire­mos defend­en­do temas com impacto dire­to na qual­i­dade de vida de nos­sas pop­u­lações, como o com­bate à fome, à pobreza, além da pro­moção do desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el. Pro­mover­e­mos a super­ação de todas as for­mas de desigual­dade e dis­crim­i­nação. Que o Brics con­tin­ue sendo força motriz de uma ordem mundi­al mais jus­ta e ator indis­pen­sáv­el na pro­moção da paz, do mul­ti­lat­er­al­is­mo e na defe­sa do dire­ito inter­na­cional”, disse.

A 15ª Cúpu­la de chefes de Esta­do do Brics se encer­ra nes­ta quin­ta-feira, após duas sessões ampli­adas com par­tic­i­pação dos país­es-mem­bro e mais nações con­vi­dadas.

Após o fim da con­fer­ên­cia, o pres­i­dente Lula via­ja para Ango­la, onde fará uma visi­ta de Esta­do, e depois para São Tomé e Príncipe, para par­tic­i­par da con­fer­ên­cia de chefes de Esta­do da Comu­nidade dos País­es de Lín­gua Por­tugue­sa (CPLP).

Matéria ampli­a­da às 8h55

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês Ana Cristi­na Cam­pos — …