...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Esportes / Seleção feminina é convocada para dois amistosos contra a Austrália

Seleção feminina é convocada para dois amistosos contra a Austrália

Novidade na lista com 23 jogadoras é Claudia, goleira do Juventude-RS

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/11/2024 — 16:46
Rio de Janeiro
Cláudia, goleira do Juventude, é convocada pela primeira vez para a seleção brasileira feminina, em 12/11/2024
© Repro­dução Instagram/EC Juven­tude

A seleção fem­i­ni­na brasileira de fute­bol, medal­ha de pra­ta na Olimpía­da de Paris, foi con­vo­ca­da na tarde des­ta terça-feira (12) para os dois últi­mos amis­tosos do ano fora de casa con­tra a Aus­trália, que sediou o Mundi­al Fem­i­ni­no no ano pas­sa­do. A novi­dade na lista de 23 jogado­ras chamadas pelo téc­ni­co Arthur Elias é a goleira Clau­dia Oliveira, do Juven­tude-RS, que este ano con­quis­tou o aces­so à Série A1 (elite) do Campe­ona­to Brasileiro Fem­i­ni­no no ano que vem. A primeira par­ti­da do Brasil, atu­al número 8 no rank­ing, con­tra a Aus­trália (15ª no rank­ing da Fifa) ocor­rerá em 25 de novem­bro em Bris­bane, e seis dias depois em Gold Coast. No últi­ma Copa a Aus­trália ter­mi­nou em quar­to lugar, após perder para a Sué­cia, por 2 a 0, o con­fron­to pela ter­ceira posição. Na ocasião, as brasileiras, coman­da­da pela então téc­ni­ca Pia Sund­hage, pararam na fase de gru­pos. 

“A Cláu­dia é uma mere­ce­do­ra pelo que vem fazen­do nos últi­mos dois anos, a gente tam­bém a acom­pan­hou atual­mente no campe­ona­to gaú­cho, tem feito grandes jogos, por tudo. Porque a gente vê nela, tec­ni­ca­mente e fisi­ca­mente, os com­por­ta­men­tos que ela mostrou, de quan­to ela evoluiu ness­es últi­mos dois anos, a gente enten­deu jun­to ao Edson [preparador de goleiras] e a nos­sa comis­são que ela é uma jogado­ra que entra nesse per­fil de pro­jeção. A gente quer con­hecer de per­to e dar opor­tu­nidade para ela, ain­da que com pouco tem­po que a gente vai ter na Aus­trália, mas que pos­sa inspi­rar ela, out­ras goleiras, out­ras jogado­ras.”, pon­tu­ou Arthur Elias durante a cole­ti­va após a con­vo­cação.

Em meio ao proces­so de obser­vação de jovens atle­tas que ain­da não tiver­am chances de vestir a amare­lin­ha, já pen­san­do na Copa do Mun­do Fem­i­ni­na de 2027 no Brasil, Arthur Elias afir­mou que antes vai pri­orizar a Copa Améri­ca, pro­gra­ma­da para o perío­do 12 de jul­ho a 2 de agos­to de 2025, no Equador.

“O que está claro é que essas duas con­vo­cações, Colôm­bia e Aus­trália ago­ra, são com um olhar para a frente, e quem obvi­a­mente aproveitar vai estar tam­bém na próx­i­ma jun­to com out­ras jogado­ras, que provavel­mente retornarão ou estarão nas lis­tas, nas três con­vo­cações antes da con­vo­cação final para a Copa Améri­ca. A gente vai com o que tem de mel­hor, as jogado­ras cer­tas para vencer”, afir­mou o treinador durante a cole­ti­va.

O treinador man­teve na con­vo­cação des­ta terça (12) boa parte das jogado­ras rela­cionadas nos amis­tosos de out­ubro con­tra a Colôm­bia, em Cariaci­ca (ES). As brasileiras empataram o primeiro deles em 1 a 1 e depois aplicaram 3 a 1 nas rivais sul-amer­i­canas. Na ocasião, a zagueira Isa Hass (Inter­na­cional) e a ata­cante Gio Queiroz (Atléti­co de Madrid) tiver­am óti­ma per­for­mance entre as 12 novas con­vo­cadas da seleção pós-pra­ta em Paris. Ambas bal­ançaram a rede na vitória con­tra a colom­bianas.

“Tem muito claro para mim que a par­tir da primeira con­vo­cação do ano que vem a grande mis­são nos­sa é pen­sar mais a cur­to pra­zo, que é a Copa Améri­ca, uma com­petição que a seleção brasileira tem obri­gação de vencer porque nos dá a vaga olímpi­ca para a próx­i­ma Olimpía­da [Los Ange­les 2028], o Brasil sem­pre par­ticipou e tam­bém par­tic­i­pará da próx­i­ma, então a gente tem esse obje­ti­vo. E tratan­do de fute­bol, a gente pre­cisa se preparar muito bem: o fute­bol sul-amer­i­cano evoluiu, o caráter da com­petição, um jogo só pode tirar da vaga. Eu enten­do muito bem a respon­s­abil­i­dade da Copa Améri­ca. Depois ter­e­mos um perío­do maior para a [preparação para] a Copa do Mun­do”, afir­mou Arthur Elias.

No ret­ro­spec­to de con­fron­tos entre Brasil e Aus­trália, as adver­sárias lev­am a mel­hor, com nove vitórias. O Brasil soma seis tri­un­fos, e o restante das par­tidas (dois) foram empates.

Convocadas

GOLEIRAS

Cláu­dia (Juven­tude)

Lore­na (Grêmio)

Natascha (Palmeiras)

ZAGUEIRAS

Isa Haas (Inter­na­cional)

Kaká (São Paulo)

Lau­ren (Atléti­co de Madrid-ESP)

Vitória Cal­hau (Cruzeiro)

LATERAIS

Brun­in­ha (Gotham-EUA)

Fê Paler­mo (Palmeiras)

Yas­mim (Corinthi­ans)

MEIO-CAMPISTAS

Angeli­na (Orlan­do Pride-EUA)

Camil­in­ha (São Paulo)

Duda Sam­paio (Corinthi­ans)

Laís Este­vam (Palmeiras)

ATACANTES

Adri­ana (Orlan­do Pride-EUA)

Aline Gomes (North Car­oli­na Courage-EUA)

Aman­da Gutier­res (Palmeiras)

Gabi Por­til­ho (Corinthi­ans)

Gio (Atléti­co de Madrid-ESP)

Kerolin (North Car­oli­na Courage-EUA)

Marília (Cruzeiro)

Nycole (Ben­fi­ca-PORT)

Priscila (Club Améri­ca-MEX)

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

Casas serão construídas conforme cada bioma do país Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil …