...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Esportes / Seleção masculina vence China e conquista ouro inédito no goalball

Seleção masculina vence China e conquista ouro inédito no goalball

Repro­du­ção: © Repro­du­ção Twitter/Comitê Para­lím­pi­co Bra­si­lei­ro

Bicampeão mundial, país já havia faturado prata (2012) e bronze (2016)


Publi­ca­do em 03/09/2021 — 09:23 Por Rafa­el Mon­tei­ro — Repór­ter da Rádio Naci­o­nal — Tóquio

A sele­ção bra­si­lei­ra mas­cu­li­na de goal­ball con­quis­tou, nes­ta sex­ta-fei­ra (3), meda­lha de ouro iné­di­ta na Para­lim­pía­da de Tóquio (Japão). Os bra­si­lei­ros, bicam­peões mun­di­ais (2014 e 2018), gole­a­ram a Chi­na por 7 a 2 no Cen­tro de Con­ven­ções Makuha­ri Mes­se, na cida­de de Chi­ba. Na cole­ção de meda­lhas do Bra­sil, só fal­ta­va o ouro para­lím­pi­co. O país foi pra­ta em Lon­dres 2012 e bron­ze na Rio 2016.

No pri­mei­ro tem­po, o Bra­sil con­se­guiu abrir dois gols de van­ta­gem, o que foi impor­tan­te para con­tro­lar a par­ti­da. Além dis­so, mos­trou soli­dez na defe­sa. As bolas na rede acon­te­ce­ram na segun­da meta­de da pri­mei­ra eta­pa, com Romá­rio e Para­zi­nho.

Na segun­da eta­pa, os bra­si­lei­ros con­se­gui­ram fazer o que que­ri­am no iní­cio, o ter­cei­ro gol do con­fron­to, com Leo­mon More­no. Em segui­da, a Chi­na dimi­nuiu o mar­ca­dor para 3 a 1, em cobran­ça de pena­li­da­de. Daí para fren­te os gols con­ti­nu­a­ram acon­te­cen­do, com os chi­ne­ses mar­can­do mais um e os bra­si­lei­ros aumen­tan­do o mar­ca­dor em fina­li­za­ções de Leo­mon, duas vezes, e de Para­zi­nho, que tam­bém fez mais dois. Final de jogo: Bra­sil 7, Chi­na 2.

Campanha

Na fase de gru­pos, a sele­ção bra­si­lei­ra obte­ve três vitó­ri­as e uma der­ro­ta. Além da gole­a­da sobre a Lituâ­nia na estreia (11 a 2), os bra­si­lei­ros ven­ce­ram a Argé­lia por 10 a 4 e o anfi­trião Japão por 8 a 3. Já o revés acon­te­ceu no due­lo com os Esta­dos Uni­dos, meda­lhis­ta de pra­ta na Rio 2016, por 8 a 6.

Nas quar­tas de final, os atu­ais bicam­peões mun­di­ais der­ro­ta­ram a Tur­quia por 9 a 4, demons­tran­do for­ça na com­pe­ti­ção. Já na semi­fi­nal os bra­si­lei­ros enca­ra­ram a Lituâ­nia mais uma vez, e leva­ram a melhor: 9 a 5.

banner_toquio2021

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reser­va­dos Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o …