...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Esportes / Seleções do Brasil garantem vaga no mundial de basquete sobre rodas

Seleções do Brasil garantem vaga no mundial de basquete sobre rodas

Repro­dução: © ALE CABRAL/CPB

Classificações foram asseguradas durante a Copa América, em São Paulo


Pub­li­ca­do em 18/07/2022 — 12:56 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

Ouça a matéria:

O Brasil estará rep­re­sen­ta­do, nos dois naipes (home­ns e mul­heres), no Campe­ona­to Mundi­al de Bas­quete em Cadeira de Rodas, que será real­iza­do em Dubai, nos Emi­ra­dos Árabes Unidos, no mês de novem­bro. As vagas foram con­quis­tadas durante a Copa Améri­ca, dis­puta­da no Cen­tro de Treina­men­to Par­alímpi­co, em São Paulo.

A seleção fem­i­ni­na asse­gurou a clas­si­fi­cação nes­ta segun­da-feira (18), últi­mo dia da com­petição, graças à vitória por 57 a 45 sobre a Argenti­na, na dis­pu­ta pela medal­ha de bronze. Como as três mel­hores equipes se garan­tem no mundi­al, o ter­ceiro lugar era fun­da­men­tal para as brasileiras, que tiver­am Lia Soares (13 pon­tos) e Vilei­de Almei­da (12 pon­tos e 13 rebotes) como destaques. A argenti­na Maria Palleres foi a ces­tin­ha da par­ti­da com 18 pon­tos.

O Brasil havia encer­ra­do a primeira fase na segun­da colo­cação do Grupo B, com vitórias sobre Guatemala (62 a 29) e Bolívia (98 a 16) e der­ro­ta para o líder Canadá (39 a 85). No domin­go (17), pelas semi­fi­nais, a seleção verde e amarela não resis­tiu ao favorito Esta­dos Unidos e perdeu por 68 a 30.

A equipe mas­culi­na tam­bém dis­putou o ter­ceiro lugar nes­ta segun­da-feira, mas foi super­a­da pelo Canadá, por 56 a 46. Com 33 pon­tos, Niko­la Goncin coman­dou a vitória dos canadens­es, com Ander­son Fer­reira (18 pon­tos) e Lean­dro Miran­da (nove pon­tos e 11 rebotes) sendo os destaques brasileiros. A seleção, porém, esta­va com o lugar garan­ti­do no Mundi­al des­de sába­do (15), ao vencer Por­to Rico por 83 a 53, pelas quar­tas de final. No torneio dos home­ns, os qua­tro mel­hores (por­tan­to, os semi­fi­nal­is­tas) se clas­si­fi­cavam para Dubai.

Na briga por vaga na final da Copa Améri­ca, no domin­go (17), o Brasil foi bati­do pelos EUA (59 a 77). Antes do mata-mata, os brasileiros havi­am fica­do em segun­do lugar no Grupo B, com uma vitória sobre o Canadá na estreia (66 a 52) e uma der­ro­ta para a Argenti­na (38 a 53).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas Bruno de Fre­itas Moura — …