...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje em Brasília

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje em Brasília

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Evento tradicional desperta curiosidades e instiga saber científico


Publicado em 03/12/2021 — 06:48 Por Agência Brasil — Brasília

Começa hoje (3) e vai até o dia 10 de dezem­bro a 18ª Sem­ana Nacional de Ciên­cia e Tec­nolo­gia (SNCT 2021). Cri­a­da em 2004, a tradi­cional feira ocorre em Brasília, no Pavil­hão de Exposições do Par­que da Cidade, e apre­sen­ta uma pro­gra­mação reple­ta de palestras, exposições e brin­cadeiras para insti­gar a curiosi­dade cien­tí­fi­ca.

Volta­da espe­cial­mente para os jovens e suas famílias, a exposição traz temas da atu­al­i­dade e dis­cussões rel­e­vantes no meio cien­tí­fi­co. Entre as apre­sen­tações no pal­co prin­ci­pal do even­to, estão o futuro e a tec­nolo­gia dos satélites nacionais, o mapea­men­to de tec­nolo­gias soci­ais na Amazô­nia, platafor­mas de dados para doenças do espec­tro autista, mapea­men­to geográ­fi­co de bacias hidro­grá­fi­cas por satélite e desen­volvi­men­to de testes de diag­nós­ti­co para covid-19 no Brasil.

“A sem­ana acon­tece com todas as pre­cauções exis­tentes e recomen­dadas. Temos exposições de todas as nos­sas unidades de pesquisa, temos exposições do Min­istério da Edu­cação tam­bém, além de inspi­ração e — talvez — finan­cia­men­to para quem quer empreen­der nas áreas de ciên­cia e tec­nolo­gia”, afir­mou em entre­vista à TV Brasil o min­istro da Ciên­cia, Tele­co­mu­ni­cação e Ino­vações Mar­cos Pontes.

Museu de rádio

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) tam­bém estará pre­sente no even­to. Em um espaço espe­cial que sim­u­la um estú­dio de rádio anti­go, o Museu da Rádio Nacional — que nor­mal­mente é expos­to nos corre­dores da empre­sa — con­vi­da os vis­i­tantes a con­hecerem uma estação analóg­i­ca de ondas de radiofre­quên­cia.

Pal­co de diver­sas ino­vações do sécu­lo pas­sa­do, como as nov­e­las e os boletins infor­ma­tivos, o museu traz equipa­men­tos e infor­mações sobre uma era onde tele­visão e inter­net sequer eram imag­i­nadas, e o úni­co meio de comu­ni­cação — o rádio — insti­ga­va a imag­i­nação dos ouvintes.

Sobre o even­to, o pres­i­dente da EBC, Glen Valente, afir­mou que a par­tic­i­pação da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação na Sem­ana Nacional da Ciên­cia e Tec­nolo­gia “é muito impor­tante para mostrar o jor­nal­is­mo fac­tu­al com cober­tu­ra e trans­mis­sões ao vivo. Além dis­so, ire­mos levar um pouco da história da comu­ni­cação públi­ca com peças do nos­so acer­vo.”

5G e conectividade

Em con­traste com a história dis­tante do rádio, A SNCT 2021 tam­bém apre­sen­ta peque­nas amostras de um futuro que não está mais dis­tante. Stands mon­ta­dos pelo Min­istério das Comu­ni­cações apre­sen­tam para o públi­co as ino­vações da quin­ta ger­ação de conec­tivi­dade móv­el, o 5G.

Leiloa­do em 5 de novem­bro, o 5G trará ao Brasil várias ino­vações tec­nológ­i­cas, já que per­mite conexão de altís­si­ma veloci­dade entre uma série de dis­pos­i­tivos simultâ­neos. A chama­da Inter­net das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que per­mite cirur­gias remo­tas, máquinas inteligentes e veícu­los autônomos estão entre as pos­si­bil­i­dades que devem pas­sar a faz­er parte da real­i­dade dos brasileiros nos próx­i­mos anos.

No stand, o Min­istério das Comu­ni­cações apre­sen­ta vídeos e faz demon­strações da tec­nolo­gia, que será usa­da tam­bém para democ­ra­ti­zar o alcance da inter­net em todo o ter­ritório nacional.

Leia tam­bém:
» Tec­nolo­gia 5G vai a leilão hoje; enten­da os impactos

Para o min­istro Mar­cos Pontes, a chega­da do 5G deve se aliar à insti­gação de pos­si­bil­i­dades cien­tí­fi­cas nas mentes dos jovens, que serão líderes e ino­vadores da próx­i­ma ger­ação de brasileiros. “A econo­mia será uma econo­mia de con­hec­i­men­to. País­es que não detêm uma área de ciên­cia e tec­nolo­gia forte ficarão para trás no mer­ca­do inter­na­cional. O Brasil tem tudo para ser um dos pro­tag­o­nistas nes­sa área”, disse Pontes.

O min­istro frisou, ain­da, que a tec­nolo­gia é his­tori­ca­mente a base para a mel­ho­ra das condições de tra­bal­ho e de pro­du­tivi­dade, além de ser um medi­dor pre­ciso da capaci­dade econômi­ca da sociedade. “Ela [a tec­nolo­gia] traz mel­hores soluções para todas as áreas. Um país que tem a expec­ta­ti­va de ser pro­tag­o­nista, ou que quer ger­ar empre­gos, pre­cisa inve­stir em ciên­cia e tec­nolo­gia. Isso reforça todos os out­ros setores”, con­cluiu.

Brasil em órbita

Entre as curiosi­dades, a SNCT 2021 traz satélites brasileiros que foram lança­dos ao espaço e que com­põem a con­ste­lação de mon­i­tora­men­to e trans­mis­são de dados do Brasil em órbi­ta, como o Cbers 4‑A e o Ama­zo­nia 1.

Os equipa­men­tos, que foram con­struí­dos no Brasil por engen­heiros brasileiros por meio de anos de pro­je­tos de inter­câm­bio tec­nológi­co, mostram a capaci­dade de desen­volvi­men­to e de capaci­dade da indús­tria aeroe­s­pa­cial brasileira, que “avança a pas­sos lar­gos”, con­forme Pontes.

A SNCT 2021 é orga­ni­za­da e pro­je­ta­da pelo Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI) em parce­ria com agên­cias de fomen­to, espaços cien­tí­fi­co-cul­tur­ais, insti­tu­ições de ensi­no e pesquisa, sociedades cien­tí­fi­cas, esco­las, órgãos gov­er­na­men­tais, empre­sas de base tec­nológ­i­ca e enti­dades da sociedade civ­il. No total, 167 insti­tu­ições de todo o país par­tic­i­pam do even­to, que terá 6.168 ativi­dades ao lon­go da sem­ana.

A feira pode ser vis­i­ta­da de 8h30 às 18h em dias de sem­ana, e de 10h às 19h nos finais de sem­ana. Con­fi­ra aqui a pro­gra­mação com­ple­ta e o cal­endário dos even­tos.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …