...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne, no Rio, 4 mil alunos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne, no Rio, 4 mil alunos

Repro­dução: © UFRJ

Programação será encerrada nesta quinta-feira


Pub­li­ca­do em 10/11/2022 — 08:41 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ) encer­ra hoje (10) a Sem­ana Nacional de Ciên­cia e Tec­nolo­gia (SNCT), real­iza­da pela primeira vez no for­ma­to pres­en­cial após os dois anos de pan­demia da covid-19. Aber­ta ao públi­co e com 61 ativi­dades inteira­mente gra­tu­itas, a pro­gra­mação reúne cer­ca de 4 mil estu­dantes de 94 esco­las, na Cidade Uni­ver­sitária. A orga­ni­za­ção é da pró-reito­ria de Exten­são da UFRJ.

Nes­ta quin­ta-feira, figu­ra entre os destaques da pro­gra­mação a Ofic­i­na de Cria­tivi­dade. Pro­movi­da pelo Cen­tro Nacional de Biolo­gia Estru­tur­al e Bioim­agem (Cen­abio), ela estim­u­la o uso da cria­tivi­dade por alunos e profis­sion­ais de todas as áreas.

Por meio de fer­ra­men­tas diver­tidas e com embasa­men­to cien­tí­fi­co, os par­tic­i­pantes são lev­a­dos a inves­ti­gar seus blo­queios e explo­rar potên­cias cria­ti­vas, além de apren­der fer­ra­men­tas de uso diário como práti­cas de med­i­tação, exer­cí­cios cor­po­rais, jogos de impro­visação e exer­cí­cios cria­tivos com lin­guagem escri­ta, visu­al, musi­cal e teatral.

Out­ra dica para os pequenos estu­dantes é a ofic­i­na Ino­vações na Ciên­cia: 200 anos de tec­nolo­gia, que parte da pre­mis­sa de que a tec­nolo­gia é uma real­i­dade na vida de todos os seres humanos. Ela apre­sen­ta ima­gens de célu­las, molécu­las, organ­is­mos e ani­mais, adquiri­dos através de diver­sas téc­ni­cas, e desafia os par­tic­i­pantes a desco­brirem a par­tir de que microscó­pios e equipa­men­tos cada uma delas foi fei­ta. Tra­ta-se de uma ativi­dade inter­a­ti­va e lúdi­ca que apre­sen­ta a evolução das ima­gens cien­tí­fi­cas ao lon­go dos últi­mos 200 anos de desen­volvi­men­to da ciên­cia, onde equipa­men­tos cada vez mais potentes e espe­cial­iza­dos real­izam em min­u­tos o que antes se lev­a­va anos para se faz­er. Os microscó­pios, por exem­p­lo, são capazes de desven­dar o inte­ri­or de uma célu­la e mostrar detal­h­es de molécu­las a nív­el atômi­co.

Já a ofic­i­na Ali­men­tação e Nutrição, além da sala de aula, tratará do aumen­to da obesi­dade, redução da desnu­trição e mudanças no padrão de con­sumo ali­men­tar, con­sid­er­adas car­ac­terís­ti­cas do proces­so de tran­sição nutri­cional, que vari­am de acor­do com o grau de desen­volvi­men­to de cada país.

No Brasil, ess­es casos vêm atingin­do de for­ma inten­sa a pop­u­lação, sendo mais impac­tantes nos mais neces­si­ta­dos. O prob­le­ma da obesi­dade é com­plexo e de difí­cil enfrenta­men­to, sendo a pre­venção a mel­hor estraté­gia. Por isso, a UFRJ avalia que ações de edu­cação ali­men­tar e nutri­cional devem ser recomen­dadas des­de a infân­cia, ofer­e­cen­do às cri­anças e jovens con­hec­i­men­tos que lev­em a escol­has ali­menta­res mais saudáveis. Essa ofic­i­na estim­u­la a ali­men­tação saudáv­el, por meio de ações educa­ti­vas, capazes de ensi­nar de for­ma lúdi­ca e inter­a­ti­va.

As três ofic­i­nas acon­te­cerão das 8h às 17h, no Cen­tro de Ciên­cias da Saúde (CCS), no cam­pus da Cidade Uni­ver­sitária, na Ilha do Fundão, no Rio.

Linguagem clara

Segun­do a pró-reito­ra de Exten­são da insti­tu­ição, Ivana Bentes, o obje­ti­vo da SNCT é, com lin­guagem clara, aju­dar a pop­u­larizar a ciên­cia, a tec­nolo­gia e as ino­vações, a par­tir de ativi­dades lúdi­cas e educa­ti­vas, como ofic­i­nas em difer­entes áreas do con­hec­i­men­to. “Neste tem­po de tan­ta desin­for­mação negan­do o val­or da ciên­cia, é fun­da­men­tal que a UFRJ aprox­ime os estu­dantes e a sociedade em ger­al do con­hec­i­men­to e da pro­dução cien­tí­fi­ca brasileira. É por meio de even­tos como ess­es que a exten­são cumpre seu papel de esta­b­ele­cer o diál­o­go entre a uni­ver­si­dade e a pop­u­lação”, disse Ivana.

Em entre­vista à Agên­cia Brasil, a super­in­ten­dente de Inte­gração e Artic­u­lação da pró-reito­ria de Exten­são, Bár­bara Tavela, uma das orga­ni­zado­ras da SNCT, reforçou que a ini­cia­ti­va visa faz­er divul­gação cien­tí­fi­ca para a sociedade, de todas as pesquisas, pro­je­tos e ações que a uni­ver­si­dade pro­move.

“E, jus­ta­mente, pop­u­larizar a ciên­cia; faz­er com que cri­anças, des­de o ensi­no fun­da­men­tal ao ensi­no médio, pos­sam plan­tar a sementin­ha da ciên­cia, da pesquisa, e que elas pos­sam tam­bém con­hecer um pouco de tudo que a nos­sa uni­ver­si­dade ofer­ece, além de fre­quentarem a parte físi­ca, para começar a con­hecer o ambi­ente uni­ver­sitário”, expli­cou.

Bár­bara acres­cen­tou que as ofic­i­nas abrangem todas as áreas do con­hec­i­men­to como humanas, saúde, tec­nolo­gia. “Temos as que tratam des­de a importân­cia da vaci­nação, como são cri­a­dos medica­men­tos, até ofic­i­nas mais artís­ti­cas, circens­es, de artes plás­ti­cas”, acen­tu­ou.

Para a reito­ra da UFRJ, Denise Pires de Car­val­ho, “ao entrar em con­ta­to com as ativi­dades ofer­e­ci­das, cri­anças e jovens têm a opor­tu­nidade de con­hecer a maior uni­ver­si­dade fed­er­al do país pres­en­cial­mente. Além dis­so, podem inter­a­gir com exper­i­men­tos e se aprox­i­mar de questões cul­tur­ais, tec­nológ­i­cas e ambi­en­tais, que movem a sociedade de hoje e do aman­hã”, salien­tou.

Formação

Par­tic­i­pam da pro­moção esco­las da região met­ro­pol­i­tana do Rio e da Baix­a­da Flu­mi­nense, como Duque de Cax­i­as, Magé, Mesqui­ta e Nova Iguaçu. Pro­fes­sores, pais e respon­sáveis tam­bém podem se ben­e­fi­ciar das ativi­dades.

Bár­bara frisou, ain­da, que a Sem­ana Nacional de Ciên­cia e Tec­nolo­gia é impor­tante tam­bém para os profis­sion­ais da própria UFRJ, “porque os oficineiros, muitas vezes, são docentes, téc­ni­co-admin­is­tra­tivos da uni­ver­si­dade e estu­dantes de grad­u­ação, con­tribuin­do para a for­mação dos alunos de fora”.

Emb­o­ra a inscrição para gru­pos esco­lares já ten­ha ter­mi­na­do, o even­to é aber­to ao públi­co, que pode par­tic­i­par das ativi­dades ofer­e­ci­das, bas­tan­do com­pare­cer ao local.

Extensão

A exten­são é a área da UFRJ respon­sáv­el por conec­tar a uni­ver­si­dade aos demais setores da sociedade. Com 2 mil pro­je­tos de difer­entes áreas, as ações de exten­são atingem um públi­co de mais de 2 mil­hões de pes­soas por ano, no Rio e em todo o Brasil, através de pesquisas, even­tos, cur­sos, ofic­i­nas e capac­i­tações.

A SNCT, movi­men­to do Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações, é real­iza­da pela UFRJ des­de 2004. “Eles sem­pre indicam out­ubro como o mês da ciên­cia, mas, por con­ta da pan­demia, o crono­gra­ma da UFRJ foi alter­ado e a gente está real­izan­do em novem­bro”, expli­cou Bár­bara. Em 2020 e 2021, a SNCT ocor­reu de for­ma vir­tu­al. “Foi out­ra exper­iên­cia inter­es­sante para os estu­dantes”, disse a super­in­ten­dente.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …