...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Esportes / Série B: Juventude e Atlético-GO garantem volta à elite do Brasileirão

Série B: Juventude e Atlético-GO garantem volta à elite do Brasileirão

Repro­dução: © Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Direitos Reser­va­dos

Já Sampaio Corrêa e Tombense são rebaixados à Série C do ano que vem


Pub­li­ca­do em 25/11/2023 — 20:22 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

A dramáti­ca últi­ma roda­da da Série B do Campe­ona­to Brasileiro ter­mi­nou com ale­gria para as tor­ci­das de Juven­tude e Atléti­co-GO. Neste sába­do (25), os clubes gaú­cho e goiano asse­gu­raram as duas vagas restantes à Série A e se jun­taram ao Vitória (campeão) e Criciú­ma, que tin­ham garan­ti­do aces­so de for­ma ante­ci­pa­da. Ambos voltam à primeira divisão, após terem sido rebaix­a­dos em 2022.

Em con­tra­parti­da, os torce­dores de Sam­paio Cor­rêa e Tombense não têm o que cel­e­brar. Os maran­hens­es e os mineiros ter­mi­naram a Série B na zona de rebaix­a­m­en­to e estarão na Série C em 2024 — assim como Lon­d­ri­na e ABC, que tiver­am as respec­ti­vas quedas dec­re­tadas em rodadas ante­ri­ores.

A Bolívia Queri­da retor­na ao ter­ceiro escalão do fute­bol brasileiro após qua­tro anos. A equipe de Tom­bos (MG) desce à Série C após duas tem­po­radas na segun­da divisão. Ameaça­dos de rebaix­a­m­en­to, Chapecoense e Ponte Pre­ta vence­r­am seus com­pro­mis­sos e con­tin­u­am na Série B em 2024.

Os dez jogos da 38ª e últi­ma roda­da começaram ao mes­mo tem­po. O primeiro time a bal­ançar as redes foi o Novor­izon­ti­no, que der­ro­tou o Criciú­ma por 2 a 0 no Está­dio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Hor­i­zonte (SP). O volante Mar­lon e o lat­er­al Rômu­lo ano­taram os gols do Tigre.

O resul­ta­do colo­caria os paulis­tas na Série A, não fos­se a vitória do Juven­tude sobre o Ceará, por 3 a 1, no Está­dio Pres­i­dente Var­gas. Os donos da casa saíram na frente com Jan­der­son e o tam­bém ata­cante Erick igualou para os vis­i­tantes. O empate por 1 a 1, que ben­e­fi­ci­a­va o Novor­izon­ti­no, durou até 36 min­u­tos do segun­do tem­po, quan­do o volante Jad­son colo­cou os gaú­chos — que estavam com um a menos — na dianteira. O ata­cante Ruan fechou o placar em For­t­aleza e deu iní­cio à fes­ta alviverde.

O Juven­tude depen­dia somente de si para voltar à Série A, assim como o Vila Nova. Os goianos, porém, decep­cionaram ao perderem por 3 a 2 para o lanter­na ABC, no Frasqueirão, em Natal. O zagueiro Rafael Dona­to, do Tigre goiano, mar­cou três gols na par­ti­da: um con­tra e dois a favor. O meia Thon­ny Ander­son, do time potiguar, anotou os out­ros ten­tos do jogo. A der­ro­ta, ali­a­da a out­ros resul­ta­dos, adiou o son­ho do Vila retornar à primeira divisão, da qual está fora des­de 1985.

Assim como o Novor­izon­ti­no, out­ra equipe a vencer, mas que não comem­o­rou aces­so, foi o Sport. O Leão goleou o Sam­paio Cor­rêa por 4 a 1, na Ilha do Retiro, em Recife. O zagueiro Gus­ta­vo Hen­rique (con­tra), o volante Fabin­ho e os ata­cantes Fab­rí­cio Daniel e Wan­der­son ano­taram os gols dos anfitriões — o cen­troa­vante Yta­lo descon­tou.

No inter­va­lo, o Sport ven­cia por 3 a 0 e até aque­le momen­to apare­cia entre os qua­tro primeiros colo­ca­dos. Após o inter­va­lo, porém, o Atléti­co-GO abriu o mar­cador sobre o Guarani no Está­dio Antônio Acci­oly, com o meia Dodô, ultra­pas­san­do o rubro-negro de Per­nam­bu­co. O Dragão bal­ançou as redes mais duas vezes com os ata­cantes Gus­ta­vo Coutin­ho e Matheus Peixo­to, dec­re­tan­do a vitória por 3 a 0 em Goiâ­nia e o aces­so aos goianos.

O Miras­sol tam­bé gan­hou, mas não lev­ou. Os paulis­tas vis­i­taram o Tombense no Almei­dão e vence­r­am por 1 a 0, com gol do zagueiro Luiz Otávio. O Leão do inte­ri­or de São Paulo, estre­ante na Série B, depen­dia de tropeços de Novor­izon­ti­no, Juven­tude e Atléti­co — que não acon­te­ce­r­am — para chegar à Série A. Os mineiros, que pre­cisavam vencer, tiver­am a que­da dec­re­ta­da à Série C.

A Chapecoense, assim como o Tombense, ini­ciou a roda­da na zona de rebaix­a­m­en­to, mas teve mel­hor sorte. O Verdão do Oeste não ape­nas der­ro­tou o Vitória por 3 a 1, na Are­na Condá, como se ben­efi­ciou da golea­da sofri­da pelo Sam­paio. O ata­cante Welder colo­cou o Leão baiano à frente, mas o meia Marcin­ho, o ata­cante Kayke e o meia Bruno Nazário sal­varam os catari­nens­es.

A Ponte Pre­ta tam­bém respirou alivi­a­da ao final deste sába­do, graças ao tri­un­fo por 3 a 0 sobre o CRB, no Está­dio Moisés Lucarel­li, em Camp­inas (SP). Os ata­cantes Pablo Dyego e Paul Villero ano­taram os gols da Maca­ca, que pre­cisa­va vencer para não depen­der de qual­quer out­ro resul­ta­do para seguir na segun­da divisão.

O campeão Vitória encer­rou a Série B com 72 pon­tos, segui­do pelo Juven­tude, vice, com 65. Criciú­ma e Atléti­co-GO, com 64 pon­tos, com­ple­taram a zona de pro­moção à Série A, com Novor­izon­ti­no, Miras­sol, Sport (os três com 63 pon­tos) e Vila Nova (61) logo atrás. Na parte de baixo, ABC (28), Lon­d­ri­na (31), Tombense (37) e Sam­paio (39) desce­r­am à Série C. Chape e Ponte, salvos, acabaram com 40 e 42 pon­tos, respec­ti­va­mente.

Out­ras duas par­tidas movi­men­ta­ram a últi­ma roda­da da Série B, mas sem impacto na tabela. Na Ressaca­da, em Flo­ri­anópo­lis, Avaí e Itu­ano não saíram do zero. No Está­dio San­ta Cruz, em Ribeirão Pre­to (SP), o Lon­d­ri­na bateu o Botafo­go-SP por 1 a 0, gol do ata­cante William Bar­bio.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

América-MG recebe lanterna Guarani pela Série B do Brasileiro

Repro­dução: © Mourão Panda/América/Direitos reser­va­dos Partida disputada no Independência terá transmissão da TV Brasil Publicado …