...
terça-feira ,28 novembro 2023
Home / Noticias / Série Canal da Quebrada mostra histórias de inovação das periferias

Série Canal da Quebrada mostra histórias de inovação das periferias

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Programa estreia às 20h30 na TV Brasil


Pub­li­ca­do em 21/09/2023 — 09:15 Por Car­oli­na Pimen­tal — Repórter da Agên­cia Brasil — Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A par­tir des­ta quin­ta-feira (21), as vozes das per­ife­rias serão ouvi­das e con­tadas. Estreia na TV Brasil, às 21h30, a série Canal da Que­bra­da

A pro­dução inde­pen­dente vai con­tar histórias de ino­vação e suces­so de moradores das fave­las das maiores metrópoles do país — Rio de Janeiro e São Paulo.

Essa conexão será fei­ta pela rap­per e escrito­ra MC Mar­ti­na, do Com­plexo do Alemão (RJ), e a jor­nal­ista Jana Fer­nan­des, de Guara­pi­ran­ga, zona sul de São Paulo.

Em dez episó­dios, elas vão traz­er o tra­bal­ho nas áreas de meio ambi­ente, econo­mia cria­ti­va, na arte e na moda de quem é cria da que­bra­da.

MC Martina
Repro­dução: MC Mar­ti­na — Stel­la Ribeiro/Direitos reser­va­dos

“É uma série que inspi­ra e traz esper­ança para quem é da comu­nidade. Porque a gente sabe que quem nasce na favela tem que faz­er dez vezes mais para gan­har o mín­i­mo de noto­riedade. Ver pes­soas de que­bra­da mostran­do a potên­cia das fave­las para o mun­do faz com que a gente acred­ite que é pos­sív­el con­quis­tar os mes­mos espaços”, afir­ma Jana Fer­nan­des.

Dados do Data Favela 2023 mostram que se as fave­las brasileiras for­massem um esta­do, seria o ter­ceiro maior do Brasil em pop­u­lação. A ren­da movi­men­ta­da pela pop­u­lação dessas comu­nidades já que­brou a bar­reira dos R$ 200 bil­hões, R$ 12 bil­hões a mais em relação ao últi­mo ano.

A dupla já atua para mostrar a força cria­ti­va e ino­vado­ra de suas comu­nidades e que seus pro­tag­o­nistas ten­ham evidên­cia. No Canal da Que­bra­da, a ideia é apre­sen­tar, prin­ci­pal­mente a jovens e cri­anças, uma per­ife­ria inspi­rado­ra, por meio de tv aber­ta e públi­ca.

“É muito louco porque é uma pro­gra­mação que vai inspi­rar muitas e muitas pes­soas, que vai traz­er novas per­spec­ti­vas para quem nun­ca tin­ha imag­i­na­do tra­bal­har com arte e faz­er com que a que­bra­da fos­se o cen­tro do mun­do. A maio­r­ia das pes­soas pen­sa que suces­so é você gan­har din­heiro e sair da que­bra­da. Você pode gan­har din­heiro den­tro da que­bra­da, tra­bal­han­do para a que­bra­da”, ressalta Jana Fer­nan­des, líder de um pro­je­to inde­pen­dente chama­do Mar­ginal­mente, em que divul­ga a arte e cul­tura das per­ife­rias.

A série é da Rio Pro­du­to­ra, com direção de Pedro Saad e Raphael Scire.

Prodav/TVs Públicas

A série Canal da Que­bra­da é a primeira pro­dução do Pro­gra­ma de Apoio ao Desen­volvi­men­to do Audio­vi­su­al Brasileiro (Pro­dav) TVs Públi­cas que chega à TV Brasil.

A ter­ceira edição do pro­je­to escol­heu 75 obras pro­duzi­das nas cin­co regiões do país e que serão dis­tribuí­das para emis­so­ras públi­cas de tele­visão (uni­ver­sitárias, comu­nitárias, educa­ti­vas e cul­tur­ais).

O Prodav/TVs Públi­cas é uma parce­ria entre a Agên­cia Nacional do Cin­e­ma (Ancine), o Ban­co Region­al de Desen­volvi­men­to do Extremo Sul (BRDE) e a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) para incen­ti­var a pro­dução de con­teú­do audio­vi­su­al region­al e inde­pen­dente e for­t­ale­cer a ofer­ta de con­teú­dos para as tele­visões públi­cas.

Das obras par­tic­i­pantes, foram sele­ciona­dos 46 doc­u­men­tários, 15 ani­mações e 14 de ficção, volta­dos a todos os públi­cos.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Federação dos bancos dá dicas de como evitar golpes na Black Friday

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil Quadrilhas aproveitam promoções para roubar dados pessoais Pub­li­ca­do em 23/11/2023 …