...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Servidores do Banco Central fazem paralisação de 24 horas

Servidores do Banco Central fazem paralisação de 24 horas

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Eles querem melhorias na carreira e equiparação com outras categorias


Pub­li­ca­do em 11/01/2024 — 10:37 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

ouvir:

Os servi­dores do Ban­co Cen­tral (BC) fazem hoje (11) uma greve de 24 horas. Segun­do o Sindi­ca­to Nacional dos Fun­cionários do Ban­co Cen­tral (Sinal), mais de 70% dos fun­cionários devem aderir à par­al­isação. Os tra­bal­hadores reivin­dicam mel­ho­rias na car­reira, como a equiparação com out­ras cat­e­go­rias semel­hantes. 

O Sinal disse que a par­al­isação pode ger­ar um “apagão” em todos os serviços do ban­co, com impactos no atendi­men­to ao mer­ca­do e ao públi­co, incluin­do can­ce­la­men­to de reuniões, manutenção em sis­temas e atra­so na divul­gação de infor­mações.

A manutenção do PIX pode ficar prej­u­di­ca­da, trazen­do risco à con­tinuidade dos serviços. A par­al­isação tam­bém pode traz­er maior impacto na con­clusão de pro­je­tos em cur­so, como o da moe­da dig­i­tal, o Drex, na super­visão de Pre­venção à Lavagem de Din­heiro e Finan­cia­men­to do Ter­ror­is­mo e na reg­u­la­men­tação de ativos vir­tu­ais.

“A decisão de realizar a greve decorre da insat­is­fação dos servi­dores em relação ao trata­men­to dis­pen­sa­do às suas deman­das, em meio a con­cessões assimétri­c­as ofer­e­ci­das a out­ras cat­e­go­rias típi­cas de Esta­do. Ressalta-se a pre­ocu­pação com a fal­ta de diál­o­go e o ale­ga­do aço­da­men­to autoritário do pres­i­dente do BC [Rober­to Cam­pos Neto] na abor­dagem de questões rel­e­vantes, como a Pro­pos­ta de Emen­da Con­sti­tu­cional (PEC) da Inde­pendên­cia do Ban­co Cen­tral”, diz nota do sindi­ca­to.

Os servi­dores reivin­dicam, entre out­ros pon­tos, rea­juste nas tabelas remu­ner­atórias, ret­ribuição por pro­du­tivi­dade, exigên­cia de nív­el supe­ri­or para o car­go de téc­ni­co, mudança no car­go de anal­ista para audi­tor.

A próx­i­ma eta­pa da par­al­isação será a entre­ga dos car­gos comis­sion­a­dos de chefia, caso as nego­ci­ações com o gov­er­no não avancem. A entre­ga efe­ti­va é pre­vista para a primeira quinzena de fevereiro.

O Sinal desta­ca a importân­cia do Ban­co Cen­tral para a esta­bil­i­dade econômi­ca do país e apela ao gov­er­no para con­sid­er­ar equi­tati­va­mente todas as car­reiras estratég­i­cas, diz out­ro tre­cho da nota.

Agên­cia Brasil procurou o BC para saber o posi­ciona­men­to da insti­tu­ição em relação à greve e às nego­ci­ações. Como respos­ta, a asses­so­ria disse que o ban­co não vai se pro­nun­ciar a respeito.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …