...
terça-feira ,17 junho 2025
Home / Economia / Servidores públicos defendem melhores salários e condições de trabalho

Servidores públicos defendem melhores salários e condições de trabalho

No Dia do Servidor Público, sindicatos pedem valorização da categoria

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/10/2024 — 18:37
Brasília
Brasília (DF), 17/04/2024, Manifestação de servidores públicos estaduais na Esplanada dos Ministérios. Foto: Jose Cruz/ Agência Brasil
Repro­dução: © Jose Cruz/ Agên­cia Brasil

A Con­fed­er­ação dos Tra­bal­hadores no Serviço Públi­co Fed­er­al (Cond­sef) divul­gou nota nes­ta segun­da-feira (28) para cel­e­brar o Dia do Servi­dor Públi­co e defend­er a importân­cia do fun­cional­is­mo públi­co para a con­strução da democ­ra­cia.

“Sabe­mos que não há democ­ra­cia sem serviços públi­cos. São os servi­dores os pro­tag­o­nistas na pro­moção da cidada­nia e na con­strução de uma sociedade mais jus­ta e igual­itária, garan­ti­n­do aces­so de toda a pop­u­lação a dire­itos soci­ais bási­cos  como edu­cação, saúde, cul­tura, seguri­dade social, mora­dia, segu­rança, ali­men­tação, tra­bal­ho e laz­er”, desta­cou o tex­to.

Para o secretário-ger­al da Cond­sef, Sér­gio Ronal­do da Sil­va, o foco dos servi­dores fed­erais his­tori­ca­mente foi e dev­erá con­tin­uar sendo o de defend­er os serviços públi­cos brasileiros. “Quer­e­mos res­gatar políti­cas públi­cas, con­cur­sos públi­cos, res­gatar dire­itos”, ressaltou.

A Cond­sef con­sid­era que a cat­e­go­ria sofre ataques de setores empre­sari­ais inter­es­sa­dos na pri­va­ti­za­ção do serviço públi­co.

O  con­fed­er­ação tam­bém crit­i­ca a políti­ca salar­i­al ado­ta­da para o fun­cional­is­mo públi­co fed­er­al. Os sindi­catos defen­d­em medi­das para reduzir as dis­torções salari­ais e acom­pan­ham com pre­ocu­pação os debates sobre refor­ma admin­is­tra­ti­va.

Reposição

Tam­bém nes­ta segun­da-feira, o Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos  (MGI) pub­li­cou nota na qual afir­ma que as mesas de nego­ci­ação especí­fi­cas resul­taram em mais de 98% dos servi­dores públi­cos fed­erais com garan­tia de reposição e aumen­to real de salários e reestru­tu­ração de car­reira.

Em entre­vista à Agên­cia Brasil, o secretário de Gestão de Pes­soas do Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI), José Cel­so Car­doso, afir­mou que o serviço públi­co brasileiro reg­is­tra, atual­mente, mais mul­heres que home­ns; esco­lar­i­dade média supe­ri­or à do setor pri­va­do; e força de tra­bal­ho con­cen­tra­da em ativi­dades seto­ri­ais finalís­ti­cas de políti­cas públi­cas, não mais em ativi­dades aux­il­iares ou de suporte.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Alternativa vale para os que já contestaram os descontos Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia …