...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Noticias / Sete em cada 10 brasileiros acham que água é um bem pouco cuidado

Sete em cada 10 brasileiros acham que água é um bem pouco cuidado

Repro­dução: © Tom/Pixabay

Pesquisa mostra que população está preocupada com falta de água


Publicado em 22/03/2024 — 07:45 Por Sabrina Craide — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A maio­r­ia da pop­u­lação brasileira tem uma avali­ação neg­a­ti­va sobre o cuida­do da água disponív­el no país. Uma Pesquisa da The Nature Con­ser­van­cy (TNC) Brasil mostra que 73% dos brasileiros acred­i­tam con­sid­er­am a água um recur­so nat­ur­al muito uti­liza­do e pouco cuida­do. Os dados foram divul­ga­dos nes­ta sex­ta-feira (22), que é o Dia Mundi­al da Água.

A pesquisa A Per­cepção dos Brasileiros sobre Segu­rança Hídri­ca, fei­ta pela The Nature Con­ser­van­cy Brasil com o apoio téc­ni­co do Insti­tu­to Ipsos, apon­ta que 58% da pop­u­lação brasileira está muito pre­ocu­pa­da com a fal­ta de água. O con­sumo exces­si­vo ou des­perdí­cio são vis­tos como os prin­ci­pais respon­sáveis por este prob­le­ma na visão de 27% dos entre­vis­ta­dos e as mudanças climáti­cas apare­cem em segun­do lugar (21%).

Entre os entre­vis­ta­dos, pes­soas menos esco­lar­izadas atribuem mais a fal­ta de água à escassez de chu­vas, enquan­to mais esco­lar­iza­dos enfa­ti­zam os prob­le­mas de gestão. Além dis­so, 68% da pop­u­lação acred­i­ta que evi­tar o des­perdí­cio seja a prin­ci­pal medi­da que as empre­sas devem ado­tar para pro­te­ger as nascentes e as bacias hidro­grá­fi­cas.

O obje­ti­vo da pesquisa é iden­ti­ficar o quan­to a pop­u­lação brasileira entende a importân­cia da con­ser­vação da natureza para garan­tir a pro­teção das nascentes e dos rios para a segu­rança hídri­ca, o desen­volvi­men­to econômi­co e o bem-estar social.

O lev­an­ta­men­to foi real­iza­do pela Ipsos a pedi­do da The Nature Con­ser­van­cy Brasil. Foram ouvi­das 1.499 pes­soas, home­ns e mul­heres maiores de 18 anos das class­es ABCDE, de todas as regiões do país, entre os dias 8 e 15 de fevereiro deste ano com uma margem de erro de 2,5 pon­tos per­centu­ais.

Meio ambiente

Os brasileiros tam­bém clas­si­fi­cam o meio ambi­ente como uma atenção pri­or­itária, sendo que den­tre questões como por exem­p­lo queimadas, des­mata­men­to, poluição do ar e descarte incor­re­to do lixo, os even­tos climáti­cos extremos rela­ciona­dos à água como secas e enchentes são o prin­ci­pal pon­to de pre­ocu­pação, lev­an­ta­do por 83% dos entre­vis­ta­dos.

O estu­do apon­tou que as pop­u­lações menos favore­ci­das indicam menor asso­ci­ação entre prob­le­mas ambi­en­tais e mudanças climáti­cas, enquan­to os mais priv­i­le­gia­dos têm um entendi­men­to mais amp­lo.

Soluções

A recu­per­ação flo­re­stal foi apon­ta­da por 45% dos ouvi­dos como medi­da mais indi­ca­da para garan­tir a segu­rança das águas, fican­do atrás ape­nas da fis­cal­iza­ção das leis (53%) e dos pro­gra­mas de edu­cação ambi­en­tal (50%).

A gestão integra­da dos recur­sos hídri­cos entre gov­er­nos, sociedade civ­il e empre­sas é apon­ta­da por 43% dos entre­vis­ta­dos como as prin­ci­pais medi­das para garan­tir a segu­rança hídri­ca, iden­ti­f­i­can­do a neces­si­dade da colab­o­ração para o desen­volvi­men­to de soluções mais ágeis e efi­cazes.

Por out­ro lado, 70% da pop­u­lação entre­vis­ta­da nun­ca ouviu falar sobre os comitês de Bacia Hidro­grá­fi­ca. Entre os que con­hecem os comitês, 42% não sabem qual é o seu tra­bal­ho. Atual­mente exis­tem mais de 230 comitês de bacias insti­tuí­dos no país, sendo respon­sáveis por pro­mover uma gestão descen­tral­iza­da em esforços para apri­morar a qual­i­dade da água.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Revolta dos Malês: 190 anos da maior rebelião escrava urbana do Brasil

Episódio é parte de diversas revoltas que ocorreram na Bahia Lucas Pordeus León – Repórter …