...
sábado ,15 março 2025
Home / Economia / Setor elétrico lança campanha contra o desperdício de energia

Setor elétrico lança campanha contra o desperdício de energia

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Campanha terá peças publicitárias na televisão, rádio e internet


Pub­li­ca­do em 20/08/2021 — 12:29 Por Alex Rodrigues – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre a importân­cia de econ­o­mizar ener­gia elétri­ca, evi­tan­do des­perdí­cios, é o obje­ti­vo de uma cam­pan­ha nacional lança­da esta sem­ana pela Asso­ci­ação Brasileira de Dis­tribuidores de Ener­gia Elétri­ca (Abradee), Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) e Min­istério de Minas e Ener­gia (MME).

Real­iza­da tam­bém em anos ante­ri­ores, a Cam­pan­ha de Uso Con­sciente de Ener­gia deste ano coin­cide com o que espe­cial­is­tas con­sid­er­am a pior crise hídri­ca dos últi­mos 91 anos. Des­de o fim do ano pas­sa­do, o vol­ume de chu­vas reg­istra­do em algu­mas regiões do país tem fica­do abaixo da média históri­ca para o perío­do, afe­tan­do reser­vatórios de água e, con­se­quente­mente, a pro­dução de ener­gia hidrelétri­ca, exigin­do o aciona­men­to do par­que ter­melétri­co, o que encar­ece a pro­dução.

Com o mote Ener­gia Elétri­ca: se Des­perdiçar, vai Fal­tar, a ini­cia­ti­va pre­vê duas fas­es: na primeira, a ideia é con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre a atu­al situ­ação; na segun­da fase, pre­vista para ser lança­da em setem­bro, os orga­ni­za­dos inten­si­fi­carão a divul­gação das for­mas de con­sumo mais con­sciente e sus­ten­táv­el.

“A divul­gação da cam­pan­ha foi estrate­gi­ca­mente pen­sa­da de for­ma a atin­gir o públi­co em ger­al, de for­ma seg­men­ta­da e com uma cober­tu­ra pre­cisa. Para isso, a ini­cia­ti­va procu­ra acom­pan­har a roti­na diária e com­por­ta­men­to da pop­u­lação, seg­men­tan­do as divul­gações con­forme cada um destes difer­entes tar­gets [públi­co]”, expli­ca, em nota, a dire­to­ra de comu­ni­cação da Abradee, Sigrid Guimarães.

Além da veic­u­lação de peças pub­lic­itárias na tele­visão, rádio e inter­net, a cam­pan­ha tam­bém con­ta com um site que dá dicas sobre como econ­o­mizar ener­gia no dia a dia.

Con­sid­er­a­da de util­i­dade públi­ca, a cam­pan­ha é real­iza­da com recur­sos fed­erais do Pro­gra­ma de Efi­ciên­cia Energéti­ca da Aneel, cuja dire­to­ria aprovou sua real­iza­ção no iní­cio de jul­ho, com o obje­ti­vo de reduzir os riscos que a crise hídri­ca rep­re­sen­ta ao fornec­i­men­to de ener­gia elétri­ca. A ini­cia­ti­va tam­bém foi aprova­da pelo Comitê Mon­i­tora­men­to do Setor Elétri­co (CMSE)

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

Medida não beneficiará carnes de aves e de porco Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia …