...
quarta-feira ,29 novembro 2023
Home / Esportes / Sevilla expulsa torcedor que cometeu atos racistas em jogo contra Real

Sevilla expulsa torcedor que cometeu atos racistas em jogo contra Real

Repro­dução: © Reuters/Marcelo del Pozo/Direitos Reser­va­dos

Agressões foram registrados em momento de confusão envolvendo Vini Jr.


Pub­li­ca­do em 21/10/2023 — 18:54 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro
Atu­al­iza­do em 21/10/2023 — 20:23

ouvir:

O Sevil­la infor­mou que iden­ti­fi­cou e expul­sou do Está­dio Ramón Sánchez Pizjuán um torce­dor que come­teu agressões xenó­fobas e racis­tas, na tarde deste sába­do (21), durante o empate por 1 a 1 com o Real Madrid pela 10ª roda­da do Campe­ona­to Espan­hol. Os atos foram real­iza­dos jus­ta­mente no momen­to no qual o ata­cante brasileiro Viní­cius Júnior esta­va recla­man­do com jogadores da equipe da casa.

“O Sevil­la FC gostaria de infor­mar que após detec­tar com­por­ta­men­tos xenó­fo­bos e racis­tas de um torce­dor em suas arquiban­cadas, o iden­ti­ficaram, expul­saram-no do está­dio e denun­cia­ram-no às autori­dades poli­ci­ais que tra­bal­havam em nos­so está­dio. Além dis­so, os reg­u­la­men­tos dis­ci­pli­nares inter­nos serão estri­ta­mente apli­ca­dos a ele e ele será expul­so como mem­bro em breve”, afir­mou a equipe espan­ho­la em nota.

Após o posi­ciona­men­to do Sevil­la o brasileiro se man­i­festou com uma postagem sobre o assun­to em seu per­fil em uma rede social: “Parabéns ao Sevil­la pelo rápi­do posi­ciona­men­to e pela punição em mais um triste episó­dio para o fute­bol espan­hol. Infe­liz­mente, tive aces­so a um vídeo com out­ro ato racista na par­ti­da deste sába­do, dessa vez prat­i­ca­do por uma cri­ança. Lamen­to muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invis­to, e invis­to muito, na edu­cação no Brasil para for­mar cidadãos com ati­tudes difer­entes dessas. O ros­to do racista de hoje está estam­pa­do nos sites como em várias out­ras vezes. Espero que as autori­dades espan­ho­las façam sua parte e mudem a leg­is­lação de uma vez por todas. Essas pes­soas têm que ser punidas crim­i­nal­mente tam­bém. Seria um óti­mo primeiro pas­so para se preparar para a Copa do Mun­do de 2030. Estou à dis­posição para aju­dar. Des­culpem pare­cer repet­i­ti­vo, mas é o episó­dio iso­la­do número 19. E con­tan­do…”.

Viní­cius Júnior tem sido víti­ma sis­temáti­ca de agressões racis­tas no fute­bol espan­hol. “As insti­tu­ições espan­ho­las fazem olhos de mer­cadores e não tomam ati­tudes e políti­cas duras con­tra o racis­mo. Das dez denún­cias feitas pelo Vini­cius [des­de 2021], três foram arquiv­adas pela liga espan­ho­la. Isso faz com que a liga seja uma ali­a­da do racis­mo na Espan­ha”, afir­mou Jorge San­tana, pro­fes­sor de História e mestre em Ciên­cias Soci­ais pela Uni­ver­si­dade Estad­ual do Rio de Janeiro (Uerj), em depoi­men­to ao pro­gra­ma Sta­di­um, da TV Brasil.

O últi­mo episó­dio foi reg­istra­do no dia 21 de abril no Está­dio Mestal­la, na vitória de 1 a 0 do Valen­cia sobre o Real Madrid pelo Campe­ona­to Espan­hol. Na ocasião, Viní­cius Júnior escutou insul­tos racis­tas e gri­tos de maca­co vin­dos das arquiban­cadas. O jogo foi par­al­isa­do por cer­ca de oito min­u­tos e, pos­te­ri­or­mente, o jogador foi expul­so ao se envolver em con­fusão.

Após este episó­dio, o jogador da seleção brasileira rece­beu diver­sas man­i­fes­tações de apoio, como do pres­i­dente da Fifa, Gian­ni Infan­ti­no, que colo­cou o ata­cante na lid­er­ança de um comitê espe­cial antir­racis­mo, e do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que pediu que a Fifa, a liga espan­ho­la e as lig­as de fute­bol de todos os país­es tomem providên­cias para que o “racis­mo e o fas­cis­mo” não tomem con­ta do fute­bol.

* Atu­al­iza­do às 20h23 com o posi­ciona­men­to de Viní­cius Júnior.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio de Janeiro (RJ), 12/11/2023- Candidatos aguardam abertura dos portões para o segundo dia provas do Enem 2023, na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio: estudantes lidam com ansiedade e calor forte no 2º dia do Enem

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Transporte público é desafio para quem mora longe dos locais …