...
sexta-feira ,24 maio 2024
Home / Esportes / Sevilla expulsa torcedor que cometeu atos racistas em jogo contra Real

Sevilla expulsa torcedor que cometeu atos racistas em jogo contra Real

Repro­du­ção: © Reuters/Marcelo del Pozo/Direitos Reser­va­dos

Agressões foram registrados em momento de confusão envolvendo Vini Jr.


Publi­ca­do em 21/10/2023 — 18:54 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro
Atu­a­li­za­do em 21/10/2023 — 20:23

ouvir:

O Sevil­la infor­mou que iden­ti­fi­cou e expul­sou do Está­dio Ramón Sán­chez Piz­juán um tor­ce­dor que come­teu agres­sões xenó­fo­bas e racis­tas, na tar­de des­te sába­do (21), duran­te o empa­te por 1 a 1 com o Real Madrid pela 10ª roda­da do Cam­pe­o­na­to Espa­nhol. Os atos foram rea­li­za­dos jus­ta­men­te no momen­to no qual o ata­can­te bra­si­lei­ro Viní­cius Júni­or esta­va recla­man­do com joga­do­res da equi­pe da casa.

“O Sevil­la FC gos­ta­ria de infor­mar que após detec­tar com­por­ta­men­tos xenó­fo­bos e racis­tas de um tor­ce­dor em suas arqui­ban­ca­das, o iden­ti­fi­ca­ram, expul­sa­ram-no do está­dio e denun­ci­a­ram-no às auto­ri­da­des poli­ci­ais que tra­ba­lha­vam em nos­so está­dio. Além dis­so, os regu­la­men­tos dis­ci­pli­na­res inter­nos serão estri­ta­men­te apli­ca­dos a ele e ele será expul­so como mem­bro em bre­ve”, afir­mou a equi­pe espa­nho­la em nota.

Após o posi­ci­o­na­men­to do Sevil­la o bra­si­lei­ro se mani­fes­tou com uma pos­ta­gem sobre o assun­to em seu per­fil em uma rede soci­al: “Para­béns ao Sevil­la pelo rápi­do posi­ci­o­na­men­to e pela puni­ção em mais um tris­te epi­só­dio para o fute­bol espa­nhol. Infe­liz­men­te, tive aces­so a um vídeo com outro ato racis­ta na par­ti­da des­te sába­do, des­sa vez pra­ti­ca­do por uma cri­an­ça. Lamen­to mui­to que não haja nin­guém para edu­cá-la. Eu invis­to, e invis­to mui­to, na edu­ca­ção no Bra­sil para for­mar cida­dãos com ati­tu­des dife­ren­tes des­sas. O ros­to do racis­ta de hoje está estam­pa­do nos sites como em vári­as outras vezes. Espe­ro que as auto­ri­da­des espa­nho­las façam sua par­te e mudem a legis­la­ção de uma vez por todas. Essas pes­so­as têm que ser puni­das cri­mi­nal­men­te tam­bém. Seria um óti­mo pri­mei­ro pas­so para se pre­pa­rar para a Copa do Mun­do de 2030. Estou à dis­po­si­ção para aju­dar. Des­cul­pem pare­cer repe­ti­ti­vo, mas é o epi­só­dio iso­la­do núme­ro 19. E con­tan­do…”.

Viní­cius Júni­or tem sido víti­ma sis­te­má­ti­ca de agres­sões racis­tas no fute­bol espa­nhol. “As ins­ti­tui­ções espa­nho­las fazem olhos de mer­ca­do­res e não tomam ati­tu­des e polí­ti­cas duras con­tra o racis­mo. Das dez denún­ci­as fei­tas pelo Vini­cius [des­de 2021], três foram arqui­va­das pela liga espa­nho­la. Isso faz com que a liga seja uma ali­a­da do racis­mo na Espa­nha”, afir­mou Jor­ge San­ta­na, pro­fes­sor de His­tó­ria e mes­tre em Ciên­ci­as Soci­ais pela Uni­ver­si­da­de Esta­du­al do Rio de Janei­ro (Uerj), em depoi­men­to ao pro­gra­ma Sta­dium, da TV Bra­sil.

O últi­mo epi­só­dio foi regis­tra­do no dia 21 de abril no Está­dio Mes­tal­la, na vitó­ria de 1 a 0 do Valen­cia sobre o Real Madrid pelo Cam­pe­o­na­to Espa­nhol. Na oca­sião, Viní­cius Júni­or escu­tou insul­tos racis­tas e gri­tos de maca­co vin­dos das arqui­ban­ca­das. O jogo foi para­li­sa­do por cer­ca de oito minu­tos e, pos­te­ri­or­men­te, o joga­dor foi expul­so ao se envol­ver em con­fu­são.

Após este epi­só­dio, o joga­dor da sele­ção bra­si­lei­ra rece­beu diver­sas mani­fes­ta­ções de apoio, como do pre­si­den­te da Fifa, Gian­ni Infan­ti­no, que colo­cou o ata­can­te na lide­ran­ça de um comi­tê espe­ci­al antir­ra­cis­mo, e do pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que pediu que a Fifa, a liga espa­nho­la e as ligas de fute­bol de todos os paí­ses tomem pro­vi­dên­ci­as para que o “racis­mo e o fas­cis­mo” não tomem con­ta do fute­bol.

* Atu­a­li­za­do às 20h23 com o posi­ci­o­na­men­to de Viní­cius Júni­or.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil exibe 2 jogos no meio de semana pelo Brasileirão Feminino

Repro­du­ção: © Nay­ra Halm/Staff Ima­ges Woman Partidas serão transmitidas nesta quarta (1ª) e na quinta …