...
segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias do Mundo / Sexto avião com brasileiros repatriados chega ao Rio de Janeiro

Sexto avião com brasileiros repatriados chega ao Rio de Janeiro

Repro­du­ção: © Gov / FAB

Atendidos pela Operação Voltando em Paz chegam a 1.135


Publi­ca­do em 19/10/2023 — 09:19 Por Lucas Por­deus León  ‑Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O avião da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB) KC-30 pro­ce­den­te de Tel Aviv, em Isra­el, pou­sou na madru­ga­da des­ta quin­ta-fei­ra (19) no Rio de Janei­ro com 219 bra­si­lei­ros repa­tri­a­dos da zona de guer­ra no Ori­en­te Médio. Eles trou­xe­ram 11 ani­mais de esti­ma­ção no voo. Com isso, che­gou a 1.135 o núme­ro de bra­si­lei­ros aten­di­dos pela Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz, do gover­no fede­ral.  

De acor­do com a lis­ta mais atu­a­li­za­da do Ita­ma­raty, res­tam 150 bra­si­lei­ros ain­da inte­res­sa­dos em dei­xar a região, sen­do cer­ca de 120 em Isra­el e cer­ca de 30 na Fai­xa de Gaza.

Segun­do o Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res (MRE), o pró­xi­mo voo que deve tra­zer os bra­si­lei­ros será fei­to por um KC-30, da FAB, com capa­ci­da­de para mais de 200 pes­so­as. Isso vai per­mi­tir o trans­por­te de todos os bra­si­lei­ros em Isra­el mais 15 estran­gei­ros da Argen­ti­na, do Uru­guai, Para­guai e da Bolí­via que pedi­ram aju­da ao Bra­sil para sair da região.

O pro­ble­ma é o gru­po de bra­si­lei­ros na Fai­xa de Gaza, pois não há pre­vi­são para saí­da de pes­so­as do encla­ve pales­ti­no. Um avião pre­si­den­ci­al já está no Cai­ro, capi­tal do Egi­to, aguar­dan­do auto­ri­za­ção para tirar os bra­si­lei­ros pela fron­tei­ra com o Egi­to.

“Depen­de um pou­co de uma série de ques­tões. Tan­to do lado de Isra­el, tam­bém das auto­ri­da­des de Gaza, quan­to do lado do Egi­to, para se che­gar a um acor­do”, des­ta­cou o minis­tro das Rela­ções Exte­ri­o­res, Mau­ro Viei­ra, nes­sa quar­ta-fei­ra (18) em Bra­sí­lia.

Viei­ra acres­cen­tou que os gui­chês de aten­di­men­to para sair da Fai­xa de Gaza são pou­cos e que exis­tem cer­ca de 5 mil estran­gei­ros que­ren­do sair de lá. “Por todas essas ques­tões prá­ti­cas ain­da não foram aber­tas as pas­sa­gens e não pôde haver a saí­da dos bra­si­lei­ros e dos outros naci­o­nais”, acres­cen­tou.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil repudia massacre de palestinos famintos: “situação intolerável”

Repro­du­ção: © Fotos REUTERS/Shadi  Taba­ti­bi Em nota, Itamaraty diz que ação não tem qualquer limite …