...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Economia / Sicredi torna-se 10º banco integrado ao Portal Gov.br

Sicredi torna-se 10º banco integrado ao Portal Gov.br

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Correntistas acessam serviços públicos com nível de segurança prata


Pub­li­ca­do em 03/06/2022 — 19:06 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Os cer­ca de 4,5 mil­hões de asso­ci­a­dos ao Sicre­di podem ter aces­so dire­to a serviços públi­cos dig­i­tais com a mes­ma sen­ha do aplica­ti­vo da insti­tu­ição. A coop­er­a­ti­va de crédi­to tornou-se a 10ª insti­tu­ição finan­ceira a ser integra­da ao Por­tal Gov.br.

Além do Sicre­di, estão asso­ci­adas à platafor­ma as seguintes insti­tu­ições: Ban­co do Brasil, Caixa, Brade­sco, Ban­risul, San­tander, BRB, Sicoob, Itaú e Agibank. O login por meio da sen­ha do ban­co ofer­ece nív­el de segu­rança pra­ta no Por­tal Gov.br, o que pos­si­bili­ta aces­so a serviços como o Sis­tema de Val­ores a Rece­ber, do Ban­co Cen­tral, a declar­ação pré-preenchi­da do Impos­to de Ren­da e a carteira dig­i­tal de trân­si­to.

Além da União, o Dis­tri­to Fed­er­al e oito esta­dos estão inte­gra­dos à platafor­ma. No iní­cio de maio, o Por­tal Gov.br super­ou a mar­ca de 100 mil­hões de pes­soas cadastradas. Atual­mente, a platafor­ma fornece aces­so a 4.879 serviços públi­cos, dos quais 3.931 (80,6%) são com­ple­ta­mente dig­i­tais.

Nos esta­dos e nos municí­pios que aderi­ram ao por­tal, o usuário pode ter o aces­so ao Impos­to sobre Pro­priedade de Veícu­los Auto­mo­tores (IPVA), arrecada­do pelos esta­dos. Tam­bém é pos­sív­el reg­u­larizar as dívi­das com os gov­er­nos locais e a obter serviços asso­ci­a­dos ao fornec­i­men­to de água e sanea­men­to bási­co.

A Sec­re­taria de Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Econo­mia, respon­sáv­el pela platafor­ma gov.br, infor­ma que o aces­so por meio do aplica­ti­vo é seguro. Com a inte­gração, o gov­er­no tem aces­so ape­nas ao nome com­ple­to, Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF), tele­fone e e‑mail do usuário.

Como acessar

Ao aces­sar sites ou aplica­tivos gov­er­na­men­tais que per­mi­tam a aut­en­ti­cação por meio da opção gov.br, o cidadão será dire­ciona­do a uma tela que apre­sen­tará o item “Ban­cos Cre­den­ci­a­dos”. Ao acioná-lo e sele­cionar o Sicre­di, por exem­p­lo, entre as insti­tu­ições, será dire­ciona­do para o ambi­ente do sis­tema coop­er­a­ti­vo, onde infor­mará suas cre­den­ci­ais de aces­so e rece­berá uma men­sagem no aplica­ti­vo.

Após esse proces­so, o cor­ren­tista é con­vi­da­do a aprovar o com­par­til­hamen­to dos dados pes­soais. Ao final dessa eta­pa, o coop­er­a­do será dire­ciona­do ao serviço que aces­sou orig­i­nal­mente já de for­ma iden­ti­fi­ca­da. O com­par­til­hamen­to da sen­ha do ban­co com o Por­tal gov.br pode ser des­feito a qual­quer momen­to.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,65 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 25/03/2025 …