...
domingo ,21 julho 2024
Home / Saúde / Sindicato dos Hospitais de SP é contra aglomerações no réveillon

Sindicato dos Hospitais de SP é contra aglomerações no réveillon

Repro­dução: © Reuters/Antonio Bronic/Direitos Reser­va­dos

Entidade sugere festejos apenas em família


Pub­li­ca­do em 02/12/2021 — 12:09 Por Fer­nan­da Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

O Sindi­ca­to dos Hos­pi­tais, Clíni­cas e Lab­o­ratórios do Esta­do de São Paulo (Sind­Hosp) se posi­cio­nou hoje (2) con­trário a aglom­er­ações nas fes­tas de vira­da de ano, tema que vem sendo debati­do pelas prefeituras a par­tir do surg­i­men­to da vari­ante Ômi­cron do novo coro­n­avírus. O médi­co e pres­i­dente do sindi­ca­to, Fran­cis­co Balestrin, defend­eu que a chega­da do novo ano seja comem­o­ra­do ape­nas em família.

Com a pre­ocu­pação em razão da Ômi­cron, a ori­en­tação do Sind­Hosp às unidades de saúde é para que redo­brem a atenção nas con­sul­tas com pacientes sus­peitos [da doença], espe­cial­mente entre os que estiver­am no exte­ri­or. As infor­mações devem ser comu­ni­cadas às autori­dades san­itárias.

Desmobilização

Segun­do o sindi­ca­to, o apara­to nos hos­pi­tais par­tic­u­lares para o atendi­men­to de pacientes com covid-19 foi desmo­bi­liza­do, já que ape­nas 14,71% dos leitos clíni­cos estavam ocu­pa­dos em novem­bro. A ocu­pação em Unidade de Ter­apia Inten­si­va (UTI) teve índice de 20,5%.

Um con­jun­to de 20 pesquisas feitas pelo Sind­Hosp durante a pan­demia apon­tou os prin­ci­pais prob­le­mas enfrenta­dos no com­bate ao novo coro­n­avírus, como a fal­ta de médi­cos (78% dos hos­pi­tais indicaram essa questão nas pesquisas de março e abril de 2021); aumen­tos abu­sivos de preços de equipa­men­to de pro­teção indi­vid­ual (61% das insti­tu­ições fiz­er­am a recla­mação em fevereiro de 2021) e difi­cul­dade de reposição de esto­ques de mate­ri­ais e medica­men­tos (recla­ma­da por 58% dos hos­pi­tais). Em prati­ca­mente todas as pesquisas, 81% das enti­dades destacaram a fal­ta de profis­sion­ais de saúde.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Diabetes não controlado pode causar problemas cardiovasculares

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialista recomenda que as pessoas façam check-ups periódicos Publicado em …