...
sexta-feira ,17 janeiro 2025
Home / Educação / Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

Processo seletivo será constituído de uma única etapa

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/12/2024 — 17:42
Brasília
Brasília - 10/07/2023 - Página do Sisu 2023 na internet. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As inscrições para a edição do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclu­si­va­mente pela inter­net, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 min­u­tos do dia 21 de janeiro.

De acor­do com o edi­tal pub­li­ca­do pelo Min­istério da Edu­cação, o proces­so sele­ti­vo será con­sti­tuí­do de uma úni­ca eta­pa. Os can­didatos poderão se inscr­ev­er em até duas opções de vagas. O resul­ta­do da chama­da reg­u­lar será divul­ga­do dia 26 de janeiro, no Por­tal Úni­co de Aces­so.

Estão aptos a par­tic­i­par da seleção os estu­dantes que ten­ham com­ple­ta­do o ensi­no médio, par­tic­i­pa­do da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) e não ten­ham zer­a­do a pro­va de redação. Aque­les sele­ciona­dos den­tro do número de vagas disponíveis, na chama­da reg­u­lar ou por meio da lista de espera, dev­erão realizar a matrícu­la na uni­ver­si­dade no perío­do indi­ca­do no edi­tal.

As vagas serão preenchi­das pelas insti­tu­ições segun­do a ordem de clas­si­fi­cação dos can­didatos, de acor­do com as notas obti­das no Enem. Não será per­mi­ti­do ao estu­dante sele­ciona­do optar pelo ingres­so no primeiro ou no segun­do semes­tre.

Cotas

Segun­do infor­mações do MEC, a clas­si­fi­cação dos estu­dantes se dará, primeira­mente, na modal­i­dade ampla con­cor­rên­cia. A reser­va de vagas ofer­tadas pela Lei de Cotas ocor­rerá na sequên­cia, com o “obje­ti­vo de ben­e­fi­ciar, sem dis­torções, os can­didatos real­mente deman­dantes de políti­ca com­pen­satória para aces­so ao ensi­no supe­ri­or”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chama­da reg­u­lar 26 de janeiro
Matric­u­la ou reg­istro acadêmi­co jun­to à insti­tu­ição 27 a 31 de janeiro
Man­i­fes­tação de inter­esse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais Professores é demanda antiga das redes e da categoria

Declaração é do ministro da Educação, Camilo Santana Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil …