...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Noticias / Sobe para 13 número de vítimas de queda de ponte na divisa de MA e TO

Sobe para 13 número de vítimas de queda de ponte na divisa de MA e TO

Quatro pessoas seguem desaparecidas

Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/01/2025 — 14:38
Brasília
Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X
© Foto Reprodução/ Car­los Brandão/X

Na man­hã des­ta sex­ta-feira (3), mais um cor­po foi encon­tra­do nos destroços da Ponte Jusceli­no Kubitschek de Oliveira, na divisa entre os esta­dos do Maran­hão e Tocan­tins. Com a local­iza­ção e res­gate des­ta víti­ma, o número de mortes con­fir­madas sobe para 13. Qua­tro pes­soas per­manecem desa­pare­ci­das.

A infor­mação foi con­fir­ma­da pelo Coman­do do 4º Dis­tri­to Naval da Mar­in­ha, que inte­gra a força-tare­fa de bus­ca e res­gate na região do desaba­men­to sobre o Rio Tocan­tins. “Mer­gul­hadores realizaram incursões às prox­im­i­dades dos destroços da ponte, e troux­er­am o cor­po à super­fí­cie”, desta­ca a insti­tu­ição.

Local­iza­da entre os municí­pios de Aguiarnópo­lis (TO) e Estre­ito (MA), a Ponte Jusceli­no Kubitschek de Oliveira desabou no final da tarde do dia 22 de dezem­bro de 2024. De acor­do com o Min­istério dos Trans­portes, a ponte foi inau­gu­ra­da em 1961 e a estru­tu­ra já esta­va obso­le­ta para o fluxo atu­al.

Apuração

O Depar­ta­men­to Nacional de Infraestru­tu­ra de Trans­portes (DNIT) pub­li­cou, no dia 24 de dezem­bro de 2024, a Por­taria nº 6194, que tra­ta sobre o pro­ced­i­men­to de apu­ração das causas que levaram ao colap­so da estru­tu­ra.

Um grupo de tra­bal­ho foi cri­a­do para lev­an­tar fatos, req­ui­si­tar e anal­is­ar doc­u­men­tos e provas jun­to a out­ros órgãos e enti­dades de todas esferas admin­is­tra­ti­vas, com o obje­ti­vo de iden­ti­ficar as causas e apu­rar as respon­s­abil­i­dades pelo ocor­ri­do. Um relatório dev­erá ser apre­sen­ta­do em 120 dias, pror­rogáveis pelo mes­mo perío­do.

Reconstrução

O Con­sór­cio Pene­do-Neópo­lis tam­bém foi anun­ci­a­do, no dia 31 de dezem­bro de 2024, como o respon­sáv­el pelas obras de recon­strução da ponte. A con­tratação foi real­iza­da de for­ma emer­gen­cial e pre­vê o val­or de R$171 mil­hões para a con­clusão dos serviços até dezem­bro de 2025.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …