...
sexta-feira ,14 junho 2024
Home / Noticias / Sobe para 175 o número de mortos no RS após enchentes

Sobe para 175 o número de mortos no RS após enchentes

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Dois corpos foram encontrados em Teutônia e Agudo


Publicado em 10/06/2024 — 20:50 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Mais duas mor­tes rela­ci­o­na­das às enchen­tes que devas­ta­ram o Rio Gran­de do Sul foram regis­tra­das nes­ta segun­da-fei­ra (10), infor­mou a Defe­sa Civil esta­du­al, ele­van­do o núme­ro de mor­tos para 175 no total. Os dois cor­pos, ain­da não iden­ti­fi­ca­dos, foram encon­tra­dos em Teutô­nia, no Vale do Taqua­ri, e em Agu­do, na região cen­tral, pró­xi­mo à San­ta Maria. Até então, nenhum dos dois muni­cí­pi­os havia con­fir­ma­do óbi­tos em decor­rên­cia das chu­vas. Ain­da há 38 pes­so­as desa­pa­re­ci­das, de acor­do com o gover­no do esta­do.

Após 40 dias des­de o iní­cio da catás­tro­fe cli­má­ti­ca, o Rio Gran­de do Sul ain­da tem 478 muni­cí­pi­os afe­ta­dos e mais de 423,4 mil pes­so­as desa­lo­ja­das de suas casas. Outras 18,8 mil seguem em abri­gos pro­vi­só­ri­os. O núme­ro de pes­so­as afe­ta­das pelas enchen­tes de algu­ma for­ma ultra­pas­sa 2,3 milhões, o que dá cer­ca de 20% da popu­la­ção do esta­do.

Novas chuvas

Um aler­ta da Defe­sa Civil pre­vê o retor­no de chu­vas inten­sas no esta­do entre os pró­xi­mos dias 14 e 17 de junho. Segun­do as auto­ri­da­des, os mode­los de pre­vi­são indi­cam que os volu­mes acu­mu­la­dos para o perío­do devem ficar entre 50 milí­me­tros (mm) e 120 mm na região das Mis­sões, Cen­tro e Noro­es­te. Já em Por­to Ale­gre, região metro­po­li­ta­na, Vales e Ser­ra, os volu­mes podem vari­ar entre 45mm e 75 mm.

“Ain­da per­ma­ne­ce a con­di­ção de um novo blo­queio atmos­fé­ri­co no Bra­sil cen­tral, que deve fazer com que fren­tes fri­as e ins­ta­bi­li­da­des fiquem atu­an­do no sul do país”, diz infor­me da Defe­sa Civil emi­ti­do no últi­mo domin­go (9).

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: doação de sangue, namorados e idosos se destacam na semana

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil Confira os principais fatos do país e do mundo de …