...
domingo ,16 março 2025
Home / Noticias / Sobe para 47 número de mortes no Rio Grande do Sul

Sobe para 47 número de mortes no Rio Grande do Sul

Repro­dução: © Exérci­to Brasileiro/Twitter

Há ainda 46 pessoas desaparecidas, segundo Defesa Civil


Pub­li­ca­do em 12/09/2023 — 09:22 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Subiu para 47 o número de mortes em decor­rên­cia das tem­pes­tades que atin­gi­ram o Rio Grande do Sul. De acor­do com bal­anço divul­ga­do na man­hã des­ta terça-feira (12) pela Defe­sa Civ­il do esta­do, há ain­da 46 pes­soas desa­pare­ci­das.

O últi­mo óbito foi reg­istra­do no municí­pio de Col­i­nas, que reg­is­tra duas mortes até o momen­to. A cidade com o maior número de mortes é Muçum, com 16 já con­fir­madas. Roca Sales con­tabi­liza 11 mor­tos.

Na sequên­cia vem Cruzeiro do Sul (5), segui­do de Lajea­do (3); Col­i­nas, Estrela e Ibi­ra­iaras (com 2 óbitos, cada). Bom Retiro do Sul, Encan­ta­do, Imi­grante, Mato Castel­hano, Pas­so Fun­do e San­ta Tereza reg­is­traram até o momen­to um óbito cada.

Segun­do a Defe­sa Civ­il, há 46 pes­soas desa­pare­ci­das, sendo 30 em Muçum; 8 em Lajea­do e 8 em Arroio do Meio. Até o momen­to, 3.130 pes­soas foram res­gatadas. Há 4.794 desabri­ga­dos e 20.517 desa­lo­ja­dos em decor­rên­cia das chu­vas que afe­taram 97 municí­pios e 340.928 pes­soas, além de deixar 925 feri­dos.

Meteorologia

Bole­tim mete­o­rológi­co divul­ga­do pela Sala de Situ­ação do gov­er­no do Rio Grande do Sul aler­ta sobre “alto vol­ume de chu­va e tem­po­rais esper­a­dos para os próx­i­mos dias, sobre­tu­do na metade sul” do esta­do.

Até sex­ta-feira (15) há, segun­do bole­tim divul­ga­do nes­sa segun­da (11), “risco de tem­po severo em grande parte das regiões. Os vol­umes de chu­va podem vari­ar entre 100 milímet­ros e 200 milímet­ros nas regiões sul, cam­pan­ha, oeste, cen­tro, sud­este, leste e noroeste e ultra­pas­sar 250 milímet­ros em alguns pon­tos. Além dis­so, o risco é alto para que­da de grani­zo, descar­gas elétri­c­as e ven­to forte”.

O risco de “tem­po severo” esper­a­do na metade sul do esta­do dev­erá se espal­har pela maio­r­ia das regiões nes­ta quar­ta-feira (13), em espe­cial na região dos vales e no leste, além de se man­ter na metade sul.

Na quin­ta-feira (14), a expec­ta­ti­va é de “chu­va mod­er­a­da a forte com ven­to, sobre­tu­do na metade sul e nas regiões dos vales, noroeste, norte, leste e nordeste”, infor­ma o bole­tim mete­o­rológi­co divul­ga­do pela Sala de Situ­ação. “Não são descar­ta­dos transtornos asso­ci­a­dos a tem­po­rais iso­la­dos e ele­va­dos acu­mu­la­dos”, acres­cen­ta o bole­tim.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF confirma emenda constitucional que validou prática da vaquejada

Corte entendeu que deve ser mantida a Emenda Constitucional n° 96/2017 Andre Richter — Repórter …