...
terça-feira ,28 novembro 2023
Home / Justiça / Solidariedade expulsa advogado que defendeu réu por atos golpistas

Solidariedade expulsa advogado que defendeu réu por atos golpistas

Repro­dução: facebook.com/

Partido diz que profissional usou falas ofensivas ao se referir ao STF


Pub­li­ca­do em 15/09/2023 — 17:42 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Sol­i­dariedade infor­mou nes­ta sex­ta-feira (15) que expul­sou da leg­en­da o advo­ga­do Hery Waldir Kat­twinkel, defen­sor de um dos réus con­de­na­dos pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) pelos atos golpis­tas de 8 de janeiro. Hery é fil­i­a­do ao par­tido e foi can­dida­to a dep­uta­do estad­ual em São Paulo nas eleições de 2022.

Ontem (14), durante a sus­ten­tação em defe­sa de Thi­a­go de Assis Math­ar, con­de­na­do a 14 anos de prisão, o advo­ga­do com­parou a situ­ação dos pre­sos pelos atos com o Holo­caus­to e disse que o min­istro do STF Alexan­dre de Moraes “inverte o papel de jul­gador” para se tornar um acu­sador.

Hery tam­bém usou uma declar­ação descon­tex­tu­al­iza­da do min­istro Luís Rober­to Bar­roso para citá-lo durante o jul­ga­men­to e ain­da con­fundiu a obra O Príncipe, de Nico­lau Maquiav­el, com o livro infan­til O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry ao citar a frase “os fins jus­ti­fi­cam os meios”.

Para o Sol­i­dariedade, o advo­ga­do usou “falas ofen­si­vas e desre­speitosas” para se diri­gir ao Supre­mo.

“A direção munic­i­pal do Sol­i­dariedade em Votu­po­ran­ga-SP não com­pactua com a pos­tu­ra do profis­sion­al em atacar a Supre­ma Corte, ain­da que no exer­cí­cio de sua pre­rrog­a­ti­va de defen­sor con­sti­tuí­do, moti­vo pelo qual comu­ni­ca a expul­são do mem­bro e fil­i­a­do ao par­tido”, declar­ou a leg­en­da.

Durante o jul­ga­men­to, Alexan­dre de Moraes reba­teu as declar­ações do advo­ga­do. “É patéti­co e medíocre um advo­ga­do suba à tri­buna do STF com dis­cur­so de ódio e para postar nas redes soci­ais. Talvez para ser vereador nas eleições do ano que vem”, afir­mou o min­istro.

Ofensas

Além de Hery Kat­twinkel, os advo­ga­dos de mais dois réus jul­ga­dos pela Supre­ma Corte que subi­ram à tri­buna para defend­er a absolvição dos acu­sa­dos pro­feri­ram ofen­sas e ten­taram desa­cred­i­tar a atu­ação dos min­istros.

Na sessão de quar­ta-feira (13), o advo­ga­do Sebastião Coel­ho da Sil­va, que rep­re­sen­ta Aécio Pereira, con­de­na­do a 17 anos de prisão, disse que os min­istros da Corte são as “pes­soas mais odi­adas do país”.

Sebastião é ex-desem­bar­gador do Tri­bunal de Justiça do Dis­tri­to Fed­er­al (TJDFT) e é inves­ti­ga­do pelo Con­sel­ho Nacional de Justiça (CNJ) pelo supos­to apoio aos gru­pos golpis­tas. Em um vídeo que cir­cu­lou no ano pas­sa­do nas redes soci­ais, ele aparece no acam­pa­men­to que foi mon­ta­do no quar­tel do Exérci­to, em Brasília, pedin­do a prisão de Alexan­dre de Moraes.

A advo­ga­da Laris­sa Lopes de Araújo, defen­so­ra de Matheus Lima de Car­val­ho Lázaro, con­de­na­do a 17 anos de prisão, chorou durante a sus­ten­tação e acu­sou o STF de não cumprir a Con­sti­tu­ição.

Defesa do STF

Ao final da sessão de ontem (14), a min­is­tra Rosa Weber, pres­i­dente da Corte, defend­eu atu­ação do tri­bunal durante o jul­ga­men­to.

A Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil (OAB) tam­bém envi­ou um ofí­cio para man­i­fes­tar apoio ao tri­bunal. “A OAB reit­era sua posição no sen­ti­do de que os aten­ta­dos ocor­ri­dos em 8 de janeiro se afig­u­ram graves ofen­sas à esta­bil­i­dade democráti­ca no Brasil e prop­ugna que todos os envolvi­dos sejam respon­s­abi­liza­dos, asse­gu­ra­do o dev­i­do proces­so legal”, diz o doc­u­men­to.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil perdeu 16% de vegetação herbácea e arbustiva em 38 anos

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil Dados inéditos são de levantamento do MapBiomas Pub­li­ca­do em 24/11/2023 …