...
domingo ,16 junho 2024
Home / Justiça / Solidariedade expulsa advogado que defendeu réu por atos golpistas

Solidariedade expulsa advogado que defendeu réu por atos golpistas

Repro­du­ção: facebook.com/

Partido diz que profissional usou falas ofensivas ao se referir ao STF


Publi­ca­do em 15/09/2023 — 17:42 Por André Rich­ter — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O Soli­da­ri­e­da­de infor­mou nes­ta sex­ta-fei­ra (15) que expul­sou da legen­da o advo­ga­do Hery Wal­dir Kattwin­kel, defen­sor de um dos réus con­de­na­dos pelo Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) pelos atos gol­pis­tas de 8 de janei­ro. Hery é fili­a­do ao par­ti­do e foi can­di­da­to a depu­ta­do esta­du­al em São Pau­lo nas elei­ções de 2022.

Ontem (14), duran­te a sus­ten­ta­ção em defe­sa de Thi­a­go de Assis Mathar, con­de­na­do a 14 anos de pri­são, o advo­ga­do com­pa­rou a situ­a­ção dos pre­sos pelos atos com o Holo­caus­to e dis­se que o minis­tro do STF Ale­xan­dre de Mora­es “inver­te o papel de jul­ga­dor” para se tor­nar um acu­sa­dor.

Hery tam­bém usou uma decla­ra­ção des­con­tex­tu­a­li­za­da do minis­tro Luís Rober­to Bar­ro­so para citá-lo duran­te o jul­ga­men­to e ain­da con­fun­diu a obra O Prín­ci­pe, de Nico­lau Maqui­a­vel, com o livro infan­til O Peque­no Prín­ci­pe, de Antoi­ne de Saint-Exu­péry ao citar a fra­se “os fins jus­ti­fi­cam os mei­os”.

Para o Soli­da­ri­e­da­de, o advo­ga­do usou “falas ofen­si­vas e des­res­pei­to­sas” para se diri­gir ao Supre­mo.

“A dire­ção muni­ci­pal do Soli­da­ri­e­da­de em Votu­po­ran­ga-SP não com­pac­tua com a pos­tu­ra do pro­fis­si­o­nal em ata­car a Supre­ma Cor­te, ain­da que no exer­cí­cio de sua prer­ro­ga­ti­va de defen­sor cons­ti­tuí­do, moti­vo pelo qual comu­ni­ca a expul­são do mem­bro e fili­a­do ao par­ti­do”, decla­rou a legen­da.

Duran­te o jul­ga­men­to, Ale­xan­dre de Mora­es reba­teu as decla­ra­ções do advo­ga­do. “É paté­ti­co e medío­cre um advo­ga­do suba à tri­bu­na do STF com dis­cur­so de ódio e para pos­tar nas redes soci­ais. Tal­vez para ser vere­a­dor nas elei­ções do ano que vem”, afir­mou o minis­tro.

Ofensas

Além de Hery Kattwin­kel, os advo­ga­dos de mais dois réus jul­ga­dos pela Supre­ma Cor­te que subi­ram à tri­bu­na para defen­der a absol­vi­ção dos acu­sa­dos pro­fe­ri­ram ofen­sas e ten­ta­ram desa­cre­di­tar a atu­a­ção dos minis­tros.

Na ses­são de quar­ta-fei­ra (13), o advo­ga­do Sebas­tião Coe­lho da Sil­va, que repre­sen­ta Aécio Perei­ra, con­de­na­do a 17 anos de pri­são, dis­se que os minis­tros da Cor­te são as “pes­so­as mais odi­a­das do país”.

Sebas­tião é ex-desem­bar­ga­dor do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Dis­tri­to Fede­ral (TJDFT) e é inves­ti­ga­do pelo Con­se­lho Naci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ) pelo supos­to apoio aos gru­pos gol­pis­tas. Em um vídeo que cir­cu­lou no ano pas­sa­do nas redes soci­ais, ele apa­re­ce no acam­pa­men­to que foi mon­ta­do no quar­tel do Exér­ci­to, em Bra­sí­lia, pedin­do a pri­são de Ale­xan­dre de Mora­es.

A advo­ga­da Laris­sa Lopes de Araú­jo, defen­so­ra de Matheus Lima de Car­va­lho Láza­ro, con­de­na­do a 17 anos de pri­são, cho­rou duran­te a sus­ten­ta­ção e acu­sou o STF de não cum­prir a Cons­ti­tui­ção.

Defesa do STF

Ao final da ses­são de ontem (14), a minis­tra Rosa Weber, pre­si­den­te da Cor­te, defen­deu atu­a­ção do tri­bu­nal duran­te o jul­ga­men­to.

A Ordem dos Advo­ga­dos do Bra­sil (OAB) tam­bém envi­ou um ofí­cio para mani­fes­tar apoio ao tri­bu­nal. “A OAB rei­te­ra sua posi­ção no sen­ti­do de que os aten­ta­dos ocor­ri­dos em 8 de janei­ro se afi­gu­ram gra­ves ofen­sas à esta­bi­li­da­de demo­crá­ti­ca no Bra­sil e pro­pug­na que todos os envol­vi­dos sejam res­pon­sa­bi­li­za­dos, asse­gu­ra­do o devi­do pro­ces­so legal”, diz o docu­men­to.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Moraes libera denúncia do caso Marielle para julgamento no STF

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Caso será analisado pela Primeira Turma em data a ser …