...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência

Repro­dução: São Paulo (SP), 21/09/2024 — Praça Roo­sevelt recebe a segun­da edição da Para­da PCD, que cel­e­bra a diver­si­dade, a inclusão e o orgul­ho de ser PCD — Paulo Pinto/Agência  — Paulo Pinto/Agência Brasil

Este sábado marca o dia de luta por acessibilidade


Publicado em 21/09/2024 — 18:05 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Dia Nacional de Luta da Pes­soa com Defi­ciên­cia, cel­e­bra­do neste sába­do (21), foi cri­a­do em 2005 para comem­o­rar avanços e refle­tir sobre como as pes­soas com defi­ciên­cia podem super­ar os desafios diários para se loco­mover e com­bat­er o pre­con­ceito. Des­de a cri­ação da data, diver­sas ini­cia­ti­vas ino­vado­ras foram cri­adas para pro­mover aces­si­bil­i­dade

Entre elas, uma solução para resolver os prob­le­mas con­stantes de ade­quação das próte­ses ortopédi­cas. Para isto, pesquisadores desen­volver­am próte­ses feitas com nióbio, titânio e zir­cônio, que dão con­for­to aos pacientes e são mais com­patíveis com o cor­po humano em relação às próte­ses de alumínio. Elas tam­bém são mais resistentes.

Outo exem­p­lo, é o batom inteligente, que con­siste em uma máquina que per­mite a pes­soas com defi­ciên­cia visu­al ou com defi­ciên­cia físi­ca nos mem­bros supe­ri­ores o uso do cos­méti­co.

Bas­ta aprox­i­mar o ros­to em frente à máquina, que ela apli­ca auto­mati­ca­mente o batom. O equipa­men­to tem um dis­play inteligente que emite sinais sonoros para aler­tar sobre o iní­cio e fim da apli­cação.

Out­ra ini­cia­ti­va é o Note­braille, desen­volvi­do por pesquisadores do Insti­tu­to Fed­er­al do Ceará (IFCE). A fer­ra­men­ta eletrôni­ca con­siste em um blo­co de notas em braille. O mecan­is­mo per­mite que pes­soas com defi­ciên­cia visu­al pos­sam escr­ev­er tex­tos em braile em celu­lares e com­puta­dores.  O mecan­is­mo pode ser usa­do na alfa­bet­i­za­ção de cegos, no ensi­no reg­u­lar e tra­bal­ho.

Em comum, as ini­cia­ti­vas têm o apoio da Empre­sa Brasileira de Pesquisa e Ino­vação Indus­tri­al (Embrapii), enti­dade lig­a­da ao Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI). De acor­do com Álvaro Pra­ta, pres­i­dente da Embrapii, a empre­sa con­tribui para a super­ação dos desafios enfrenta­dos pelas pes­soas com defi­ciên­cia.

“A importân­cia de apoiar pro­je­tos com tec­nolo­gia inclu­si­va está na opor­tu­nidade de per­mi­tir que as pes­soas pos­sam super­ar suas defi­ciên­cias e ter uma vida sem lim­i­tações”, afir­ma.

De acor­do com dados cole­ta­dos pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE) em 2022, o Brasil pos­sui cer­ca de 18,5 mil­hões de pes­soas com defi­ciên­cia, número que equiv­ale a aprox­i­mada­mente 9% da pop­u­lação do pais.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …