...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Cultura / Soprano brasiliense conquista vaga em conservatório americano

Soprano brasiliense conquista vaga em conservatório americano

Soprano,Manuela Korossy
Repro­du­ção: © Arqui­vo pes­so­al

Manuela Korossy inicia estudos em setembro no Juilliard School


Publi­ca­do em 23/04/2021 — 07:00 Por Heloí­sa Cris­tal­do — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O sonho de par­ti­ci­par de gran­des mon­ta­gens de ópe­ra clás­si­ca pelo mun­do fez com que a sopra­no bra­si­li­en­se Manu­e­la Koros­sy, de 19 anos, con­quis­tas­se uma das vagas no con­ser­va­tó­rio ame­ri­ca­no Juil­li­ard Scho­ol, em Nova York. A cen­te­ná­ria ins­ti­tui­ção é uma das prin­ci­pais em artes per­for­má­ti­cas do pla­ne­ta.

A jovem artis­ta deve come­çar seus estu­dos em setem­bro e, ape­sar de ter con­se­gui­do uma bol­sa par­ci­al de qua­se 90% dos cus­tos, está em cam­pa­nha para reu­nir recur­sos que pos­si­bi­li­ta­rão os pri­mei­ros pas­sos na con­so­li­da­ção de sua car­rei­ra artís­ti­ca ini­ci­a­da na infân­cia. Para via­bi­li­zar a manu­ten­ção duran­te a tem­po­ra­da de estu­dos, a jovem mon­tou uma “vaqui­nha” vir­tu­al.

“Sem­pre tive um con­ta­to mui­to diver­so den­tro da músi­ca e, des­de mui­to cedo, meus pais iden­ti­fi­ca­ram que eu tinha faci­li­da­de com alguns ins­tru­men­tos, com per­cep­ção musi­cal, o que fez com que eles me matri­cu­las­sem em um pro­je­to de musi­ca­li­za­ção infan­til na UnB [Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia] quan­do eu tinha 7 anos, o que foi fun­da­men­tal para que pudes­se me desen­vol­ver de for­ma tão rápi­da”, con­ta Manu­e­la.

A artis­ta che­gou a estu­dar pia­no na Esco­la de Músi­ca de Bra­sí­lia, uma das mais tra­di­ci­o­nais da cida­de, mas ficou “fas­ci­na­da” pela ópe­ra por envol­ver téc­ni­cas como habi­li­da­des de can­to e pal­co.

whatsapp_image_2021-04-22_at_18.20.05

Repro­du­ção: Manu­e­la Koros­sy, 19 anos, bra­si­li­en­se apro­va­da para o cur­so regu­lar de bacha­re­la­do em voz na Juil­li­ard Scho­ol, em Nova York. — Acer­vo pessoal/Manuela Koros­sy

“Ini­ci­ei um cur­so de pia­no na Esco­la de Músi­ca, mas sem­pre tive uma veia para as artes per­for­má­ti­cas mais do que para ins­tru­men­to. Então, não só a músi­ca clás­si­ca, como a per­for­man­ce de pal­co me fas­ci­nam mui­to. Eu já dan­ça­va balé clás­si­co quan­do era cri­an­ça. Além da músi­ca, na ópe­ra tem mui­ta essa ques­tão da inter­pre­ta­ção por­que é um tea­tro can­ta­do. Então, sem­pre foi um uni­ver­so meio fan­tás­ti­co para mim. Eu sem­pre quis tra­ba­lhar com per­for­man­ce”, afir­ma.

Julliard School

Fun­da­da em 1905, a Jul­li­ard Scho­ol está loca­li­za­da no cora­ção de Manhat­tan, pró­xi­mo a luga­res icô­ni­cos para a músi­ca clás­si­ca mun­di­al como o Metro­po­li­tan Ope­ra Hou­se e o Balé de Nova York. Atu­al­men­te, a ins­ti­tui­ção tem 800 alu­nos, oriun­dos de 42 paí­ses e regiões, que foram estu­dan­tes de dan­ça, dra­ma (atu­a­ção e dra­ma­tur­gia) e músi­ca (clás­si­ca, jazz, per­for­man­ce his­tó­ri­ca e artes vocais).

A jovem sopra­no con­ta que os pri­mei­ros pas­sos no pal­co foram em 2013, ao par­ti­ci­par da ópe­ra Car­men, no Tea­tro Naci­o­nal. Segun­do Manu­e­la, a pan­de­mia de covid-19 fez com que tives­se opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par de audi­ções vir­tu­ais. No entan­to, dez dias antes das sele­ções foi diag­nos­ti­ca­da com covid-19 e dri­blou uma fal­ta de ar para con­se­guir se apre­sen­tar.

“Além da gran­de esco­la e de ser uma estru­tu­ra ine­ga­vel­men­te de exce­lên­cia, a Jul­li­ard é a mai­or ins­ti­tui­ção de artes per­for­má­ti­cas do mun­do, estar no cora­ção do mun­do dá mui­tas pers­pec­ti­vas pro­fis­si­o­nais”, ava­lia. “Assim que eu me for­mar, que­ro ingres­sar no mer­ca­do de tra­ba­lho como o mais alto nível que puder e pre­ten­do dire­ci­o­nar o cur­so para isso. Pre­ten­do atin­gir a exce­lên­cia per­for­má­ti­ca, afi­nal essa é a esco­la que pro­cu­rei e foi jus­ta­men­te por isso. Acho que é uma opor­tu­ni­da­de que vai me abrir mui­tos cami­nhos”, acres­cen­ta.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 87 milhões

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr./Agência Bra­sil Apostas podem ser feitas até 19h em lotéricas ou …