...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Cultura / Soprano brasiliense conquista vaga em conservatório americano

Soprano brasiliense conquista vaga em conservatório americano

Soprano,Manuela Korossy
Repro­dução: © Arqui­vo pes­soal

Manuela Korossy inicia estudos em setembro no Juilliard School


Pub­li­ca­do em 23/04/2021 — 07:00 Por Heloísa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O son­ho de par­tic­i­par de grandes mon­ta­gens de ópera clás­si­ca pelo mun­do fez com que a sopra­no brasiliense Manuela Korossy, de 19 anos, con­quis­tasse uma das vagas no con­ser­vatório amer­i­cano Juil­liard School, em Nova York. A cen­tenária insti­tu­ição é uma das prin­ci­pais em artes per­for­máti­cas do plan­e­ta.

A jovem artista deve começar seus estu­dos em setem­bro e, ape­sar de ter con­segui­do uma bol­sa par­cial de quase 90% dos cus­tos, está em cam­pan­ha para reunir recur­sos que pos­si­bil­i­tarão os primeiros pas­sos na con­sol­i­dação de sua car­reira artís­ti­ca ini­ci­a­da na infân­cia. Para via­bi­lizar a manutenção durante a tem­po­ra­da de estu­dos, a jovem mon­tou uma “vaquin­ha” vir­tu­al.

“Sem­pre tive um con­ta­to muito diver­so den­tro da músi­ca e, des­de muito cedo, meus pais iden­ti­ficaram que eu tin­ha facil­i­dade com alguns instru­men­tos, com per­cepção musi­cal, o que fez com que eles me matric­u­lassem em um pro­je­to de musi­cal­iza­ção infan­til na UnB [Uni­ver­si­dade de Brasília] quan­do eu tin­ha 7 anos, o que foi fun­da­men­tal para que pudesse me desen­volver de for­ma tão ráp­i­da”, con­ta Manuela.

A artista chegou a estu­dar piano na Esco­la de Músi­ca de Brasília, uma das mais tradi­cionais da cidade, mas ficou “fasci­na­da” pela ópera por envolver téc­ni­cas como habil­i­dades de can­to e pal­co.

whatsapp_image_2021-04-22_at_18.20.05

Repro­dução: Manuela Korossy, 19 anos, brasiliense aprova­da para o cur­so reg­u­lar de bachare­la­do em voz na Juil­liard School, em Nova York. — Acer­vo pessoal/Manuela Korossy

“Ini­ciei um cur­so de piano na Esco­la de Músi­ca, mas sem­pre tive uma veia para as artes per­for­máti­cas mais do que para instru­men­to. Então, não só a músi­ca clás­si­ca, como a per­for­mance de pal­co me fasci­nam muito. Eu já dança­va balé clás­si­co quan­do era cri­ança. Além da músi­ca, na ópera tem mui­ta essa questão da inter­pre­tação porque é um teatro can­ta­do. Então, sem­pre foi um uni­ver­so meio fan­tás­ti­co para mim. Eu sem­pre quis tra­bal­har com per­for­mance”, afir­ma.

Julliard School

Fun­da­da em 1905, a Jul­liard School está local­iza­da no coração de Man­hat­tan, próx­i­mo a lugares icôni­cos para a músi­ca clás­si­ca mundi­al como o Met­ro­pol­i­tan Opera House e o Balé de Nova York. Atual­mente, a insti­tu­ição tem 800 alunos, ori­un­dos de 42 país­es e regiões, que foram estu­dantes de dança, dra­ma (atu­ação e dra­matur­gia) e músi­ca (clás­si­ca, jazz, per­for­mance históri­ca e artes vocais).

A jovem sopra­no con­ta que os primeiros pas­sos no pal­co foram em 2013, ao par­tic­i­par da ópera Car­men, no Teatro Nacional. Segun­do Manuela, a pan­demia de covid-19 fez com que tivesse opor­tu­nidade de par­tic­i­par de audições vir­tu­ais. No entan­to, dez dias antes das seleções foi diag­nos­ti­ca­da com covid-19 e driblou uma fal­ta de ar para con­seguir se apre­sen­tar.

“Além da grande esco­la e de ser uma estru­tu­ra inegavel­mente de excelên­cia, a Jul­liard é a maior insti­tu­ição de artes per­for­máti­cas do mun­do, estar no coração do mun­do dá muitas per­spec­ti­vas profis­sion­ais”, avalia. “Assim que eu me for­mar, quero ingres­sar no mer­ca­do de tra­bal­ho como o mais alto nív­el que pud­er e pre­tendo dire­cionar o cur­so para isso. Pre­tendo atin­gir a excelên­cia per­for­máti­ca, afi­nal essa é a esco­la que pro­curei e foi jus­ta­mente por isso. Acho que é uma opor­tu­nidade que vai me abrir muitos cam­in­hos”, acres­cen­ta.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …