...
domingo ,23 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / SouGov.br ultrapassa 1 milhão de usuários

SouGov.br ultrapassa 1 milhão de usuários

Repro­dução: © Mar­cel­lo CasalJr / Agên­cia Brasil

Plataforma atende servidores, aposentados e pensionistas federais


Pub­li­ca­do em 21/03/2022 — 19:10 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Platafor­ma que reúne servi­dores públi­cos da União, aposen­ta­dos e pen­sion­istas, o aplica­ti­vo SouGov.br ultra­pas­sou a mar­ca de 1 mil­hão de usuários, divul­gou hoje (21) o Min­istério da Econo­mia. Em menos de um ano de fun­ciona­men­to, a fer­ra­men­ta cadas­trou 70% do fun­cional­is­mo do Poder Exec­u­ti­vo Fed­er­al.

Atual­mente, o aplica­ti­vo, que tam­bém tem uma ver­são para com­puta­dor, ofer­ece mais de 40 serviços dig­i­tais aos servi­dores públi­cos fed­erais. A fer­ra­men­ta foi lança­da em maio do ano pas­sa­do para sub­sti­tuir o Sis­tema de Gestão de Pes­soas do Gov­er­no Fed­er­al (Sigepe), anti­go sis­tema de rela­ciona­men­to do Poder Exec­u­ti­vo com os servi­dores.

Entre os serviços exe­cu­ta­dos por meio do SouGov.br estão pedi­dos de licenças, entre­ga de ates­ta­dos médi­cos e fornec­i­men­to do informe de rendi­men­tos para o Impos­to de Ren­da. Difer­ente­mente do Sigepe, o SouGov.br fun­ciona ape­nas com login do Por­tal Gov.br, por­tal úni­co de serviços do gov­er­no fed­er­al.

Segun­do o Min­istério da Econo­mia, o aplica­ti­vo está sendo ampli­a­do para ofer­e­cer serviços novos aos servi­dores fed­erais. Entre os recur­sos a serem ofer­ta­dos, estão os pedi­dos de licença para capac­i­tação, reg­istro eletrôni­co de fre­quên­cia, pedi­dos de férias, de aposen­ta­do­ria e de pen­são. Os serviços ain­da disponíveis no Sigepe serão total­mente migra­dos para o SouGov.br.

De acor­do com o Min­istério da Econo­mia, a dig­i­tal­iza­ção dos serviços na Admin­is­tração Públi­ca Fed­er­al traz dois gan­hos. O primeiro é a redução da buro­c­ra­cia inter­na no gov­er­no e o aumen­to da como­di­dade para os servi­dores, que não pre­cisam mais ir a uma unidade de serviços para pedi­rem bene­fí­cios ou fornecerem infor­mações. O segun­do gan­ho é o remane­ja­men­to de servi­dores de ativi­dades opera­cionais inter­nas para funções mais estratég­i­cas, de atendi­men­to ao públi­co e de novas políti­cas públi­cas de gestão de pes­soas.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …