...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Saúde / SP: escolas públicas iniciam campanha de multivacinação nesta segunda

SP: escolas públicas iniciam campanha de multivacinação nesta segunda

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Agentes farão também ações educativas para estimular imunização


Publicado em 17/03/2024 — 13:18 Por Elaine Patrícia Cruz – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

A par­tir des­ta segun­da-feira (18), as esco­las públi­cas do esta­do de São Paulo vão ini­ciar cam­pan­ha de mul­ti­vaci­nação con­tra doenças pre­veníveis. Equipes de vaci­nação da Sec­re­taria Estad­ual da Saúde irão até as esco­las vaci­nar cri­anças e ado­les­centes que este­jam com seus esque­mas vaci­nais incom­ple­tos. Ess­es agentes de saúde tam­bém farão ações educa­ti­vas para estim­u­lar a vaci­nação.

Segun­do a sec­re­taria, a cam­pan­ha será real­iza­da nas esco­las públi­cas de ensi­no infan­til, fun­da­men­tal e médio até o dia 19 de abril.

O obje­ti­vo é aumen­tar a cober­tu­ra vaci­nal de cri­anças e ado­les­centes menores de 15 anos, públi­co esti­ma­do em cer­ca de 7,9 mil­hões de pes­soas no esta­do. No entan­to, serão vaci­na­dos ape­nas aque­les que tiverem dos­es pen­dentes ou em atra­so.

“Nos­so foco é ele­var as cober­turas vaci­nais, reduzir a dis­sem­i­nação de doenças imuno­pre­veníveis e impedir a rein­tro­dução de doenças elim­i­nadas ou con­tro­ladas”, disse Ligia Nerg­er, dire­to­ra de Imu­niza­ção da sec­re­taria, em nota. A ação vai ofer­e­cer vaci­nas do cal­endário do Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI).

De acor­do com a sec­re­taria, serão disponi­bi­lizadas as seguintes vaci­nas: poliomielite, meningocóc­ci­ca C con­ju­ga­da, trí­plice viral (saram­po, cax­um­ba e rubéo­la), febre amarela, pen­tava­lente (dif­te­ria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças inva­si­vas cau­sadas pelo Haemophilus influen­zae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), meningocó­ci­ca ACWY e covid-19.

Para garan­tir a pre­venção con­tra essas doenças é fun­da­men­tal que os pais ou respon­sáveis pela cri­ança encam­in­hem à insti­tu­ição esco­lar a cader­ne­ta de vaci­nação, além da assi­natu­ra do Ter­mo de Assen­ti­men­to para Vaci­nação para qual­quer atu­al­iza­ção necessária.

Pes­soas que ten­ham dúvi­das sobre a vaci­nação podem con­sul­tar o por­tal Vaci­na 100 Dúvi­das, cri­a­do pelo gov­er­no paulista, que reúne as 100 per­gun­tas mais fre­quentes sobre vaci­nação na inter­net. A fer­ra­men­ta esclarece questões como efeitos colat­erais, eficá­cia das vaci­nas, doenças imuno­pre­veníveis e quais os peri­gos ao não se imu­nizar.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país Agên­cia Brasil …