...
terça-feira ,18 novembro 2025
Home / Noticias / SP: exposição mostra impacto da ditadura nas famílias brasileiras

SP: exposição mostra impacto da ditadura nas famílias brasileiras

Imagens produzidas por argentino revelam marcas da violência de Estado

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 31/03/2025 — 20:05
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ), 31/03/2025 - Centro MariAntonia da USP apresenta Exposição Ausências Brasil MariaAntonia, de desaparecidos políticos da ditadura militar. A primeira fotografia em preto e branco foi tirada no número 1.141 da Avenida Ministro Marcos Freire, em Olinda, Pernambuco. As irmãs Ana Carolina e Ana Lucia Valença eram visitadas em sua casa. Foto: Jacarandá Comunicação/Divulgação
Repro­dução: © Jacarandá Comunicação/Divulgação

Uma imagem em pre­to e bran­co mostra o jovem Berg­son Gur­jão Farias ao lado da noi­va, Simone, e da irmã, Tânia, em For­t­aleza. Muitos anos depois, em uma foto col­ori­da e já mais vel­has, Tânia e Simone repetem a foto mas, des­ta vez, sem a pre­sença de Berg­son.

Berg­son não aparece na segun­da imagem porque foi mor­to em 1972, na Guer­ril­ha do Aragua­ia, durante a ditadu­ra mil­i­tar (1964–1985) no Brasil.

As ausên­cias provo­cadas por mortes e desa­parec­i­men­tos força­dos ocor­ri­dos no perío­do da ditadu­ra no Brasil são o tema de uma exposição em car­taz no Cen­tro Mari­Antô­nia, da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP), local­iza­do na região cen­tral da cap­i­tal paulista.

Com entra­da gra­tui­ta, a mostra está sendo aber­ta na noite des­ta segun­da-feira (31), véspera dos 61 anos do iní­cio da ditadu­ra civ­il mil­i­tar no país.

Chama­da de Ausên­cias Brasil, a exposição apre­sen­ta uma série de ima­gens pro­duzi­das pelo fotó­grafo argenti­no Gus­ta­vo Ger­mano, em parce­ria com o Núcleo de Preser­vação da Memória Políti­ca (NM), mostran­do o impacto da ditadu­ra em 12 famílias brasileiras.

O obje­ti­vo da mostra é dis­cu­tir os impactos do abu­so de poder e da vio­lên­cia prat­i­ca­da pelo Esta­do durante a ditadu­ra, mas tam­bém refle­tir sobre seus reflex­os e reper­cussões nos dias de hoje.

A exposição Ausên­cias Brasil fica em car­taz até o dia 16 de maio. A primeira ver­são de Ausên­cias foi lança­da em out­ubro de 2007, após um lon­go proces­so de bus­ca de Gus­ta­vo Ger­mano para retratar, por meio de para­le­los fotográ­fi­cos, a “pre­sença das ausên­cias” dos assas­si­na­dos e desa­pare­ci­dos durante a ditadu­ra argenti­na (1976–1983).

Mais infor­mações sobre a mostra podem ser obti­das no site do Cen­tro Mari­Antô­nia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Há 30 anos, marcha no Rio inaugurava paradas do orgulho LGBT no Brasil

Conheça a história da marcha que fundou as paradas LGBT pelo país Viní­cius Lis­boa — …